O Desenvolvimento de Um Jogo “God Cell”
Por: mausystem • 27/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 325 Visualizações
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Mauricio de Oliveira Junior RA: 6824500297
Desenvolvendo um jogo “God Cell”
Rio Claro SP
2016
Mauricio de Oliveira Junior RA: 6824500297[pic 2]
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Desenvolvendo um jogo “God Cell”
Projeto apresentado ao Curso de Ciência da Computação da Instituição Anhanguera de Rio Claro
Orientador: Prof. João Gabriel Mugart Nogueira
Rio Claro
2016
SUMÁRIO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA
1.2 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
JUSTIFICATIVA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
METODOLOGIA
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O projeto em si, visa à criação de um jogo para na plataforma PC destinado a jogadores fãs de survivor horror.
God Cell permitira ao jogador conhecer uma história envolvente, aprimorando seu raciocinio lógico através de diversos enigmas espalhados pelo level. Estimular seus sentidos por se tratar de um jogo de terror, e aprimorar suas habilidades físicas e mentais.
A área de jogos esta intimamente ligada às áreas da computação, envolvendo diversas áreas. Para se desenvolver um jogo é necessário programação, modelagem 3D, animação, design de level, aplicação de som e imagem, entre outras.
Todo conhecimento adquirido durante o curso de computação deve ser aplicado para atingir o objetivo proposto, que no caso trata-se de desenvolver um jogo.
Exige conhecimento em diversas áreas, e uma pesquisa árdua e aplicação de diversos recursos.
PROBLEMA
Como desenvolver um jogo? Quais As habilidades necessárias? Quais ferramentas utilizar? Como desenvolver um jogo de forma completa? Que áreas estão envolvidas?
Para se desenvolver um jogo é necessário o uso de ferramentas que auxiliem o criador a transpor suas ideias para o mundo 3d dos computadores. Para isso o uso de ferramentas como editores gráficos e um potente motor gráfico é necessário. Como um jogo é algo muito complexo exige o emprego de varias meses, talvez anos do desenvolvedor, principalmente quando se leva em conta que grandes jogos são desenvolvidos por diversas pessoas, tornado assim o desenvolvimento de um game por apenas uma pessoa um grande desafio.
É preciso o conhecimento de modelagem 3d, animação, sonorização, level design, etc. Cada etapa deve ser planejada e desenvolvida segundo um cronograma pré-estabelecido.
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Avaliar os aspectos da criação de um jogo, como unificar todas as áreas para criar o jogo God Cell, um survivor horror, que deve prender a atenção do jogador e aprimorar as habilidades do desenvolvedor. Os objetivos primários são:
- Criar um enredo.
- Criar um personagem principal e demais secundários
- Criar e estabelecer as mecânicas e regras do jogo
- Criar um cenário 3D
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Utilizar As ferramentas especificas
- Modelar em 3D
- Programar para jogos
JUSTIFICATIVA
Ao longo da historia o homem vem criando jogo seja para simples entretenimento, ou mesmo para aprendizado. Os jogos tem papel fundamental na historia da humanidade.
Os jogos modernos abrangem diversas áreas, que devem se fundir para criar historias relevantes e empolgantes, para o entretenimento do homem e aprimoramento de suas habilidades intelectuais.
Os jogos eletrônicos estão intimamente ligados a Ciência da Computação, e exige uma ampla aplicação de diversas áreas. Os jogos estimulam o aprendizado e a competição. Podem ensinar valores, contar historias, mudar hábitos, podem ser utilizados como ferramenta de aprendizado e o melhor de tudo como entretenimento.
Os jogos são a nova arte contemporânea.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
(...) os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Um dos usos básicos e muito importantes é a possibilidade de construir-se a autoconfiança. Outro é o incremento da motivação. (...) um método eficaz que possibilita uma pratica significativa daquilo que está sendo aprendido. Até mesmo o mais simplório dos jogos pode ser empregado para proporcionar informações factuais e praticar habilidades, conferindo destreza e competência. (SILVEIRA & BARONE, 1998, p.02).
Ao longo dos séculos o homem vem utilizando o jogo como ferramenta para aprimorar suas habilidades, os jogos aumentam as capacidades tanto físicas como mentais.
METODOLOGIA
- A metodologia aplicada para este trabalho consiste em obter os conhecimentos necessários para desenvolver um jogo completo.
- Requer conhecimento sobre as ferramentas necessárias, e aplicação das mesmas para chegar ao produto final.
- Será utilizado O Blender como ferramenta de modelagem 3D e animação, E a Engine Unreal 4, como motor gráfico.
- Através de pesquisa sobre o conteúdo e tutorias da internet sobre as ferramentas será desenvolvido um jogo de Survivor Horror, gênero muito popular de jogos eletrônicos.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
O cronograma apresenta graficamente o planejamento do tempo necessário para a realização de cada etapa do trabalho até a entrega do TCC. Fique atento a este cronograma, pois ele o ajudará no gerenciamento e controle do andamento do trabalho.
Quadro 1 – Cronograma de execução das atividades do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso.
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