O Laudo Pericial Jose Serra - Auditoria
Por: Matheus Firmino • 23/5/2020 • Exam • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 173 Visualizações
À
INCOMATTI MADEIRAS
Ref: Laudo Pericial
Em 01 de novembro de 2019, às 09h12m, a Rede PTA de televisão recebeu um e-mail do Grupo Folha Amazonense de Jornal contendo um pacote de imagens anexado, de nome “Desmatamento_Incomatti.rar”. Este e-mail foi encaminhado a este perito às 16h18m do dia 03 de Novembro de 2019. Estas imagens, fotografadas pelo foto-reporter Mario Figueiredo do Grupo Folha Amazonense, são o alvo desta análise pericial.
Este pacote de imagens, de nome “Desmatamento_Incomatti.RAR” possui 5,02 MB, composto de 12 imagens e foi fotografado pelo foto-reporter Mario Figueiredo do Grupo Folha Amazonense, no amanhecer do dia 01 de Novembro de 2019. As imagens foram feitas por uma câmera semi-profissional, durante uma reportagem, no município de Lábrea, no Amazonas. Essas fotos mostram provas reais de desmatamento naquela área investigada, aonde tem sido de frequente recorrência, segundo testemunhas entrevistadas ao redor do perímetro.
Como aparece nas imagens, no exato momento em que o diretor de Proteção e Emergências Ambientais do IAP, José Antonio Faria de Brito chega ao local, se depara com tamanho descaso com o meio ambiente, com uma vasta extensão florestal desmatada. Segundo o diretor José Antonio, não é a primeira vez que é convocado para análise do local.
Visando encontrar evidências da veracidade dos fatos apresentados nestas fotos, este perito recebeu a incumbência de analisar minuciosamente este arquivo, verificando se o mesmo não sofreu nenhum tipo de manipulação fraudulenta em seu conteúdo.
São Paulo, 01 de novembro de 2019
[pic 3]
Prof. Lizídeo Marelli
Lizídeo Fontes Marelli é brasileiro, casado, engenheiro, professor, pesquisador, historiador, perito forense, restaurador de informações de áudio – vídeo – imagem – documentos e informática, residente e domiciliado à Rua Bela Cintra nº 1195, apartamento, no Centro, CEP 01415-905, na cidade de São Paulo/SP, RG. nº. 89.177.191 SSP/SP, CPF. nº 001.016.030-60, CREA. nº 111.115/D.
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
NOME DO ARQUIVO: DESMATAMENTO_INCOMATTI.RARTAMANHO: 5,02 MB
[pic 7]
Verificar se as imagens contidas nesse arquivo podem ser consideradas autênticas, ou seja, certificar-se que as mesmas não sofreram nenhum tipo de manipulação fraudulenta em seu conteúdo.
[pic 8]
As imagens aqui apresentadas com o nome DESMATAMENTO_INCOMATTI.RAR é composto de 13 fotos. Segundo me foi informado, foram fotogradas por intermédio de uma câmera semi-profissional, pelo foto-reporter Mario Figueiredo do Grupo Folha Paranaense.
A câmera em questão, como se pode observar claramente nas fotos objeto desta perícia, têm uma resolução razoavelmente baixas. As imagens em geral são consideradas nítidas o suficiente para coleta de provas e dados para análise.
Visando melhorar as características de visualização e documentação deste vídeo, este perito utilizou algumas técnicas para viabilizar e facilitar esta análise, como segue:
- Ampliação das imagens – A imagem sofreu um processo de ampliação através de interpolação matemática, onde os pontos formadores de cada uma das imagens são afastados entre si e o espaço resultante deste afastamento é preenchido matematicamente por elementos adjacentes e semelhantes. Uma fotografia pode conter milhares ou milhões de pontos ou pixels (Picture Element). Nas imagens bitmap existe uma “conexão” imutável entre os pixels e
a imagem que eles formam. Cada um deles é independente, cada um deles tem uma cor e esta conexão é responsável por alguns efeitos causados quando redimensionamos uma imagem, pois pixels não mudam de tamanho. Eles são descartados ou interpolados para preencherem a área conforme a imagem é reduzida ou ampliada. No processo de redução, pixels são descartados. Uma imagem pode ser reduzida repetidas vezes e manter a qualidade até que não haja mais espaço suficiente para os pixels exibirem a imagem corretamente. No processo de ampliação, pixels são interpolados. Este processo permite que uma imagem com área menor ocupe uma área maior sem a desagradável sensação de se notar a aparição dos pontos que a formam como um efeito de granulação. Para reduzir esta sensação desagradável, o processo de interpolação preenche matematicamente os espaços vazios com pixels idênticos aos seus adjacentes permitindo uma observação da imagem com muito maior suavidade sem adulteração do conteúdo da informação presente na imagem. O programa de computador utilizado neste processo é o Sony Vegas versão 7.0.
- – Reamostragem da taxa de pixel-por-pixel – Este processo de reamostragem duplica pixel adjacentes, permitindo analisar se houve alguma mudança ou alteração em alguma das imagens, permitindo uma análise mais precisa. Este processo não adultera a relação entre o tempo e a informação presente naquele instante. A única vantagem é permitir uma visualização mais agradável, sem tantos “pulos” entre cada quadro do vídeo. O programa de computador utilizado neste processo é o Sony Vegas versão 7.0 (http://www.sonycreativesoftware.com/vegaspro).
IMPORTANTE: Faz parte integrante deste laudo pericial um PENDRIVE contendo dois pacotes de imagens: a) o pacote de fotos original; b) o outro tratado sem adulteração de conteúdo, salvo os aqui expostos e justificados. O PENDRIVE tem a assinatura deste perito.
[pic 9]
Cada quadro deste vídeo foi inspecionado. O método utilizado foi o da comparação de dois quadros adjacentes ou subseqüentes. Na comparação, quando possível, verificou-se a possível ocorrência de adição ou subtração de elementos formadores dos quadros, além da análise de granulação, contraste e brilho. Esses elementos formadores são, na verdade, imagens das pessoas, objetos, presença de luz, reflexos, sombras e demais elementos presentes na cena.
...