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SINOPSE DO CASO: LÓGICA MATEMÁTICA E A COMPUTAÇÃO COGNITIVA

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

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SINOPSE DO CASO: LÓGICA MATEMÁTICA E A COMPUTAÇÃO COGNITIVA1

Luciana Soares Dourado Carvalho2

Adriano Viana Pinto3

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Computação cognitiva trata-se da capacidade de computadores pensarem (quase) como seres humanos. O conceito é relativamente novo, mas ditará as mudanças tecnológicas em um futuro próximo.

No início da computação, os computadores eram capazes de efetuar cálculos, evoluindo para a utilização de sistemas programáveis (como conhecemos hoje) e o próximo passo será a utilização de computadores para o processamento de informações e tomadas de decisões baseadas em aprendizado de experiências anteriores, semelhante ao funcionamento do nosso cérebro.

A utilização de grande repercussão da computação cognitiva foi em 2011, com a utilização do sistema de computação cognitiva da IBM batizado de Watson, que conseguiu derrotar dois conhecidos vencedores de um programa de perguntas e respostas da televisão americana, chamado Jeopardy. (FONTE: Betalabs)

Baseado nessas informações, a aluna Luciana Soares Dourado Carvalho da UNDB do curso de Sistemas de Informação resolveu desenvolver um protótipo de inteligência artificial, que tem por objetivo, tornar o computador capaz de vencer um jogo de perguntas e respostas contra um jogador humano, assim como feito pelo Watson.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

Na descrição do caso foi mencionado a necessidade de desenvolver um protótipo de inteligência artificial, que tem por objetivo, tornar o computador capaz de vencer um jogo de perguntas e respostas contra um jogador humano, assim como feito pelo Watson.

2.1 Descrição das descisões possíveis

Existem alguns recursos capazes de formar a base de conhecimento do protótipo estabelecendo assim, o modo pela qual, a lógica matemática pode ajudar em sua concepção.

  • Projetar as proposições
  • Usar operações lógicas, tabelas-verdade, tautologias, contradições e contingências

2.2 Argumentos Capazes de Fundamentar cada Decisão

2.2.1 Projetar as proposições

Conceito de proposição

Segundo Alencar Filho (2002), proposição é todo o conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo.

A proposição tem dois princípios fundamentais:

Princípio da não contradição, que diz que uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

Princípio do terceiro excluído, onde a proposição ou é verdadeira ou é falsa, sendo sempre assim, e nunca um terceiro valor.

Existem dois tipos de proposições, as simples e as compostas.

As proposições simples são representadas por letras minúsculas p, q, r, s... e as compostas são representadas por letras maiúsculas P, Q, R, S... e são chamadas de letras proposicionais.

Exemplos:

Simples

p: O carro é branco

q: A moto é preta

r: O barco é azul

Composta

P: O carro é branco e a moto é preta

Q: O carro é branco ou a moto é preta

R: Se o carro é branco, então a moto é preta

Existem, ainda, os conectivos que são palavras usadas para formar novas proposições a partir de outras.

O carro é branco e a moto é preta

O carro é branco ou a moto é preta

Se o carro é branco, então a moto é preta

Partindo do uso das proposições podemos formular um jogo que poderia ser usado para solucionar problemas corriqueiros dentro de uma urgência de um hospital.

Como exemplo:

p: Lucas toma Tylenol

q: Pedro toma Dipirona

r: Jordana toma Analgésico

Composta

P: Lucas toma Tylenol e Pedro toma Dipirona

Q: Lucas toma Tylenol ou Pedro toma Dipirona

R: Se Jordana toma analgésico, então ela não tem alergia a nenhum composto químico.

Com as proposições projetadas partimos para a segunda etapa do nosso jogo.

  1. Usar operações lógicas, tabelas-verdade, tautologias, contradições e contingências

Usando operações lógicas, tabelas-verdade, tautologias, contradições e contingências, conseguiremos responder perguntas básicas, dadas como exemplo acima, mas para isso, vamos conhecer as operações lógicas.

Negação (~ ou    )[pic 1][pic 2]

Chama-se negação a proposição representada por ‘não p’ que apresenta valor lógico verdadeiro quando p é falsa e valor lógico falso quando p é verdadeira.

p

~p

V

F

F

V

Conjunção (^)

Chama-se de conjunção à uma conclusão lógica verdadeira quando as duas premissas são verdadeiras. Nos demais casos, retornam-se resultados falsos.

p

q

p ^ q

V

V

V

V

F

F

F

V

F

F

F

F

Disjunção (v)

A disjunção de duas proposições p e q será falsa quando todas as premissas forem falsas, caso contrário, todas serão verdadeira.

p

q

p ˅ q

V

V

V

V

F

V

F

V

V

F

F

F

Disjunção Exclusiva ( v )

Um valor lógico será verdadeiro somente quando uma das duas for verdadeira. O fato de ambas ( p e q ) serem verdadeiras, o valor lógico da Disjunção Exclusiva retornará um valor falso.

p

q

p v q

V

V

F

V

F

V

F

V

V

F

F

F

Condicional (→)

A condicional tem valor lógico falso quando p é verdadeiro e q for falso quando p e q estão dispostos na seguinte ordem: p → q (se p então q). p é o termo antecedente e q o consequante. O símbolo → chama-se implicação.

...

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