Trabalho de Simulação de Gerência de Processos
Por: Evaldo Santos • 2/12/2020 • Trabalho acadêmico • 1.196 Palavras (5 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
Trabalho Prático I
*** Data de entrega: até 13/11/2020 ***
Este trabalho prático envolve uma simulação de gerência de processo e programação concorrente. O objetivo do trabalho é familiarizar os alunos com os conceitos de gerência de processos, escalonamento de processos, comunicação entre processos por meio de compartilhamento de memória, programação usando threads e o controle de concorrência usando semáforos. Considere no texto abaixo os termos processo e thread como equivalentes.
Simulação de gerência de processos
Implemente um simulador de um gerenciador de processos simplificado com duas técnicas de escalonamento: fila simples (FIFO) e Round-Robin. Considere uma determinada quantidade de processos (pode ser lido pelo teclado). Os processos deverão se escalonados conforme a técnica selecionada para simular a execução na CPU. Serão simuladas também chamadas para operações de entrada e saída (disco e impressora). Os processos podem estar em 3 estados: pronto para execução, em execução e bloqueado. As seguintes estruturas devem ser implementadas:
- lista de processos ativos (lista de bloco de controle de processos - PCB) (procs) com os seguintes dados:
- pid - identificador do processo
- nome do processo
- estado
- q_CPU - quantidade de fatias de tempo de CPU para execução
- q_disco – quantidade de fatias de tempo de uso do disco
- q_impressora – quantidade de fatias de tempo de uso da impressora
- lista de processos prontos para usar a CPU (procs_prontos).
- referência para o PCB do processo em execução, ou seja, o que está ocupando a CPU (usando_cpu).
- fila de espera para uso da impressora (espera_impressora) contendo as referências para os PCBs dos processos que aguardam a impressora.
- referência para o PCB do processo que está ocupando a impressora (usando_impressora).
- fila de espera para uso do disco (espera_disco) contendo as referências para os PCBs dos processos que aguardam para utilizar o disco.
- referência para o PCB do processo que está ocupando o disco (usando_disco).
- A equipe pode acrescentar quaisquer estruturas de dados que achar necessárias para facilitar a implementação.
O programa deverá:
- Inicializar as estruturas de dados, gerando os processos com dados lidos do teclado ou gerados aleatoriamente;
- Inicialmente considerar que todos os processos estão no estado “pronto para execução” e, portanto, fazendo parte da estrutura procs_prontos;
- Mostrar graficamente ou em modo texto a situação de cada uma das estruturas de dados, indicando os estados e quais processos se encontram em cada estrutura a cada instante de tempo;
- Simular ciclos de máquina, sendo que:
- a passagem do tempo se dá a cada vez que o usuário pressiona uma tecla (opcionalmente pode mostrar sem esperar);
- a visualização das estruturas de dados é atualizada a cada unidade de tempo;
- a cada unidade de tempo, existe 30% de chance de um novo processo ser criado (pode preencher os dados aleatoriamente ou ler pelo teclado).
- a cada unidade de tempo, os descritores em uso e as estruturas de dados são atualizadas;
o No caso do escalonamento Round-Robin, um processo só pode ocupar a CPU por, no máximo, 3 fatias de tempo corridos. Se ao final deste tempo o processo não estiver concluído, deverá ceder a CPU ao primeiro processo na lista procs_prontos e retorna para o final da mesma;
- Cada processo deverá possuir um ciclo de CPU, um ciclo de disco, outro ciclo de CPU, um opcional de impressora (50% de chance) e um ciclo de CPU. Cada ciclo contém uma quantidade de fatias de tempo, que somadas dão o total das fatias de tempo informadas para CPU, disco e impressora.
Problema de Processos Leitores × Escritores
Crie uma variável (ex: um registro com dados, uma variável com um valor numérico, etc), que será compartilhada por várias threads, algumas do tipo leitor e outras do tipo escritor. As threads leitoras devem exibir os dados lidos e as threads escritoras devem atualizar e exibir os dados após a atualização.
O trabalho pode ter um “tema” como o problema do banco, portal do aluno, banco de dados de clientes de uma loja, registro de compras, etc.
Implemente duas (3) versões:
- Leitores e escritores com mesma prioridade. Pode ocorrer “leitura suja”.
- Escritores com prioridade sobre leitores. Nesse caso, leitores somente têm acesso aos dados quando não há nenhum escritor ativo. Não ocorre “leitura suja”.
O programa deve receber como entrada a definição dos processos (ex: via teclado, arquivo de entrada ou gerados alatoriamente) com a quantidade de threads leitoras e escritoras e os valores que serão atualizados pelos escritores.
A saída do programa deve ilustrar o funcionamento do sistema, mostrando quando cada processo é criado, quando eles entram e saem da região crítica, quando eles são bloqueados, seu tipo (leitor ou escritor), o que fizeram e o momento em que ele é finalizado.
...