TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade Da Água: Parâmetros Químicos

Por:   •  30/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ 

IFCE CAMPUS CAMOCIM

LICENCIATURA EM QUÍMICA 




GLEICIANE MARQUES MOURÃO




QUALIDADE DA ÁGUA: PARÂMETROS QUÍMICOS

CAMOCIM - CE

2023

RESUMO

Neste trabalho foram apresentados os parâmetros químicos da água que devem ser analisados para que a água seja caracterizada de boa qualidade para o consumo. Sabendo que a água é uma fonte necessária para os seres humanos, faz-se necessário analisar se essa água consumida é própria para o consumo humano. Existem alguns parâmetros de análise da qualidade de água, como os parâmetros químicos que analisará o potencial Hidrogeniônico (pH), alcalinidade, dureza, acidez, cloretos, e ferro. E existem  limites  seguros para o consumo humano estabelecidos na legislação para esses parâmetros presentes nas águas.

Palavras-Chave: água, qualidade, parâmetros químicos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO …………………………………………………………………….. 4
2
CONSIDERAÇÕES FINAIS ……………………………………………………… 7
REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………… 9




1- INTRODUÇÃO

A água é a principal fonte de vida dos seres vivos. No planeta 97% é salgada, os 3% de água doce se dividem em 75% presente em geleiras, e os outros 3% em lagos, rios e lençóis, desses 3%, 50% ainda está no subterrâneo. No entanto, apesar desses 3% serem potáveis, existem substâncias presentes, que em determinadas quantidades não oferecem riscos aos seres vivos. A água, em condições normais de temperatura e pressão, predomina no estado líquido e aparentemente é incolor, inodora e insípida e indispensável a toda e qualquer forma de vida (FREITAS, 2013).

A água é captada dos mananciais (lagos, rios ou água do subsolo), em seguida tem de sofrer todo um processo de tratamento pelo qual é purificada e tornada apropriada ao consumo.(BRUNI, 1994, p.56) . Como saber que a água destinada ao consumo humano e para outras utilizações tem boa qualidade? Qual instituição é responsável pelo estabelecimento dos parâmetros de qualidade da água?

Realizar as análises físico-químicas da água é uma das maneiras de se avaliar a qualidade da água , esta forma de verificação se destacam e são utilizadas como parâmetros indicadores da qualidade da água, tendo em vista a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 357/2005. O órgão é formado por representantes do governo federal, estadual e municipal, além de empresários, membros de Organizações Não Governamentais e demais integrantes da sociedade civil.

        De acordo com esse órgão no território Nacional a classificação das águas doces, salobras e salinas foram divididas em treze classes, de acordo com a qualidade exigida para uso variado, ou seja para cada um dos utilização há um padrão de qualidade especificado pela legislação. Para uma determinada água ser considerada potável ela deve estar dentro dos parâmetros adequados de qualidades determinado pelo CONAMA.

        Os parâmetros que mostram a qualidade da água são divididos em parâmetros físicos, químicos e biológicos. Os parâmetros físicos que podem ser analisados são: temperatura, cor, turbidez, sabor e odor, já os parâmetros químicos podem ser: pH, alcalinidade, dureza, acidez, cloretos e entre outros. Nos parâmetros biológicos entram as medidas de coliformes e algas.

O  presente trabalho consiste em apresentar os parâmetros químicos que devem ser analisados para representação da qualidade da água para o consumo humano, considerando os valores permitidos de acordo com a legislação. O pH presente na água, a quantidade de Alcalinidade, Dureza, Cloretos, Ferro, Fosfatos (Ortofosfatos)

O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, representa a concentração dos íons hidrogênio H +. Altos valores ou baixos valores de pH presentes na água, podem causar irritação das mucosas, peles e olhos, levando ainda a afetar a vida aquática dos seres vivos presentes na água, sendo assim, é recomendável que o pH da água esteja entre 6,5 a 9,5. 

A alcalinidade na água é uma medida da capacidade da água em neutralizar ácidos. Ela é influenciada pela presença de carbonatos, bicarbonatos e hidróxidos de cálcio. A alcalinidade de uma amostra de água é a sua capacidade quantitativa de neutralizar um ácido forte até um determinado pH (REIS, 2011). Uma água que possui alta alcalinidade apresenta valores acima de 2000mg.L-1 de CaCO3. Uma água que possui baixa alcalinidade apresenta valores abaixo de 20mg.L-1 de CaCO3 (COLOMBO, 2013). 

Não há especificações na legislação brasileira estabelecendo os limites de alcalinidade em água (BRASIL, 2013). As águas naturais apresentam em sua maioria valores de alcalinidade na faixa de 30 a 500mg.L-1 de CaCO3, sendo essa expressa em miligramas de CaCO3 por litro de água (REIS, 2011). Apesar dos altos valores não apresentarem riscos à saúde, em altas concentrações resulta em um gosto desagradável na água. Quando a água tem-se uma baixa alcalinidade ou quase nenhuma, faz-se necessário provocar uma alcalinidade artificial, usando aplicações de substâncias alcalinas, como cal (óxido de cálcio) ou barrilha (carbonato de sódio), já quando tem uma alcalinidade muito elevada é necessário acidificar a água até que se tenha um teor de alcalinidade considerado bom..  

A dureza da água está relacionada com alguns minérios presentes na água, como Ca2+, Mg2+, Fe2+, Zn2+, Sr2+ Al3+. A dureza é causada principalmente pela presença de Cálcio e Magnésio na água, sendo assim, a relação de dureza se dá através da presença dos íons de Cálcio e Magnésio. Uma água é considerada dura quando contém valores muito altos, ou seja, há grandes quantidades de concentração de Cálcio e Magnésio presente na água analisada.  Quando determinada em certas concentrações, pode causar um sabor desagradável, efeitos laxativos, precipita os compostos surfactantes, reduzindo a espuma e aumentando o consumo de água, provoca ainda incrustações nas tubulações e caldeiras. Há uma análise para determinar quando a água é considerada muito dura ou não, sendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com