A VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
Por: Julio Cremonesi • 22/6/2021 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
Julio Marcos Barroso Cremonesi
Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Dom Bosco, Praça Dom Helvécio, 74, 36301-160 São João del-Rei – MG, Brasil
Abstract:
Keywords:
Resumo:
Palavras Chaves:
[pic 1]
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
Esta prática teve como objetivos determinar o teor de Mg(OH)2 no leite de magnésia, quantificar a capacidade de neutralização de um comprimido antiácido e observar os pontos de equivalência de um ácido poliprótico.
3 EXPERIMENTAL
3.1 Procedimentos
A prática desenvolveu-se em três experimentos, a determinação do teor de hidróxido de magnésio no leite de magnésia, capacidade de neutralização de ácidos por um comprimido antiácido e titulação potenciométrica utilizando um ácido poliprótico.
Determinação do teor de hidróxido de magnésio no leite de magnésia
Para este experimento foram utilizados uma bureta de 50 mL; uma pipeta volumétrica de 10 mL; pipetador de borracha; três erlenmeyers 100 mL; três béqueres de 50 mL; pipetas pasteur; copinhos descartáveis; uma pisseta; balança semi-analítica; solução de HCl 0,1 M; solução de NaOH 0,1 M; água destilada; fenolftaleína, e leite de magnésia.
Primeiro homogeneizou-se o frasco de leite de magnésia e então pesou-se 1 g de leite de magnésia. Posteriormente, com ajuda da pisseta, transferiu-se a massa pesada para um erlenmeyer de 100 mL, adicionou-se 10 mL da solução de HCl 0,1 M e 3 gotas de fenolftaleína.
Feito isso, na bureta de 50 mL foram adicionados 50 mL da solução de NaOH 0,1 M e então foi feita a titulação. O experimento foi feito em triplicata e os resultados obtidos foram anotados.
Capacidade de neutralização de um comprimido antiácido
Para este experimento foram utilizados uma bureta de 50 mL; uma pipeta volumétrica de 10 mL; pipetador de borracha; dois erlenmeyers 100 mL; três béqueres de 50 mL; almofariz e pistilo; balança semi-analítica; solução de HCl 0,25 M; solução de NaOH 0,25 M; água destilada; fenolftaleína, e um comprimido antiácido.
Primeiro pesou-se o comprimido antiácido, anotou-se a massa e o triturou em seguida, a massa de comprimido triturada foi pesada novamente para diferenciar as perdas. Transferiu-se o triturado para o erlenmeyer, adicionou-se 25 mL de água destilada e após misturá-lo, adicionou-se 50 mL da solução de HCl 0,25 M.
A mistura descansou por cerca de 10 minutos com agitações casuais e então foi filtrada. A solução filtrada obtida foi dividida em duas alíquotas de 20 mL. Em cada alíquota foram adicionadas 3 gotas de fenolftaleína e em uma delas foram adicionados 10 mL da solução de HCl 0,25 M.
Feito isso, na bureta de 50 mL foram adicionados 50 mL da solução de NaOH 0,25 M e então foram feitas as titulações. O experimento foi feito em duplicata e os resultados obtidos foram anotados.
Titulação potenciométrica de um ácido poliprótico
Para este experimento foram utilizados uma bureta de 50 mL; uma pipeta graduada de 1 mL; uma pipeta volumétrica de 25 mL; um pipetador de borracha; um balão volumétrico de 100 mL; béqueres de 150 mL; pipetas pasteur; um peagâmetro; um agitador magnético; solução de NaOH 0,088 M; H3PO4 concentrado (τ = 87 %) e água destilada.
Primeiro fez-se os cálculos necessários para a preparação de uma solução de 100 mL de H3PO4 0,1 M. Feito isso, com a pipeta graduada de 1 mL pipetou-se o volume necessário de ácido concentrado para o balão volumétrico de 100 mL e completou-se até a marca do menisco com água destilada.
...