A Volumetria de Neutralização
Por: Myllena Souza • 18/6/2022 • Relatório de pesquisa • 1.145 Palavras (5 Páginas) • 207 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Química Inorgânica - CET982 P09
Prof. Dr. Rodrigo Luis Santos
Relatório do experimento 3
Volumetria de neutralização
Alunos:
Marcos de Oliveira Rodrigues (201811605)
Myllena Souza da Silva (201811607)
Raphael Monteiro de Barros (201811610)
Thaís Damacena Passos (201711631)
Ilhéus
07 de Abril de 2022
1. INTRODUÇÃO
Titulação é a técnica volumétrica utilizada para determinar a concentração desconhecida ou quantidade de soluto de uma solução. A análise volumétrica por titulação consiste na reação do analito, de amostra com volume conhecido, com um certo volume de reagente padronizado e de concentração conhecida. Tratando-se da titulação de neutralização, a reação ocorre entre um ácido e uma base; o fator de finalização da análise é o pH (potencial hidrogeniônico).
O ponto de equivalência é a quantidade em que o reagente titulado é exatamente suficiente para a análise da concentração do analito, normalmente na volumetria de neutralização esse ponto ocorre sem alterações visuais perceptíveis, por conta disso é adicionada uma substância denominada indicador. Os indicadores são substâncias de caráter fracamente ácido ou básico, que apresentam alterações de cor na solução devido alterações no pH.
A escolha do indicador adequado para cada titulação ácido-base é feita baseada na curva de titulação, que consiste em um gráfico de pH em função do volume do titulante adicionado. O pH do ponto de equivalência é o que determina o indicador adequado, que varia em uma região determinada de pH, a zona de viragem ou de transição.
O vinagre é formado basicamente por ácido acético, álcool etílico e extrato seco. A acidez volátil do vinagre corresponde ao teor de ácido acético que é o principal componente, e de acordo com a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (ANAV) o teor de ácido acético deve corresponder a aproximadamente 4%. A legislação brasileira define como aceitável a faixa de 4 a 6% de teor de ácido acético no vinagre, esse valor corresponde à gramas de ácido acético por 100 mL de solução.
Uma maneira de verificar se essa faixa de concentração está sendo respeitada é através da titulação volumétrica de neutralização com solução padronizada de hidróxido de sódio (NaOH). A reação de neutralização entre o ácido acético e o hidróxido de sódio é representada na equação a seguir:
CH3COOH(aq) + NaOH(aq) [pic 2]
CH3COONa(aq) + H2O(l)
O indicador recomendado é a fenolftaleína a 1%, que possui ponto de viragem na região de pH de 8,2 a 10, apresentando-se incolor em solução com pH abaixo de 8,2 e rosa para pH maior que 10, como ilustrado na figura a seguir.
Figura 1 – Mecanismo do indicador Fenolfteleína em meio aquoso.
[pic 3]
Fonte: files.cercomp.ufg.br
No ponto de equivalência o número de mols de H+ é equivalente ao de OH-, e como o número de mols corresponde a concentração molar vezes o volume, temos que:
n° mols H+ = n° mols de OH-
nácido = nbase
Cm(ácido) * Vácido = Cm(base) * Vbase
Com isso, através dessa fórmula de titulação é possível determinar a concentração desconhecida do analito titulado.
2. OBJETIVOS
Determinar quantitativamente o teor de ácido acético no vinagre através da titulação de neutralização.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
3.1.1 Vidrarias
Balão volumétrico (250 mL);
Balança analítica;
Bureta (25 mL);
Béquer (50 mL);
Pipeta volumétrica (25 mL).
3.1.2 Reagentes
Água destilada (H2O);
Fenolftaleína (C20H14O4) - 1%;
Hidróxido de sódio (NaOH) - 0,1 mol/L;
Vinagre comercial.
3.2 PROCEDIMETO EXPERIMENTAL
Inicialmente foi realizada a diluição do vinagre, etapa em que foi pesado um balão volumétrico de 250 mL destampado e anotou o seu peso, posteriormente com o auxílio da pipeta volumétrica, foi adicionado 25 mL de vinagre no balão volumétrico, pesou-se o conjunto balão volumétrico mais vinagre e anotou-se a massa. Em sequência, adicionou-se água destilada até a marca de aferição do balão volumétrico de 250 mL. Lavou-se a pipeta volumétrica três vezes com água destilada e transferiu uma alíquota de 25 mL da solução diluída para um Erlenmeyer A e adicionou aproximadamente 5 gotas de fenolftaleína e repetiu o mesmo procedimento para o Erlenmeyer B.
Para a realização da titulação, encheu-se a bureta de 25,00 mL com solução de NaOH 0,1 mol L-1 previamente padronizada, onde foi realizado o gotejamento da solução titulante no Erlenmeyer preenchido com ácido acético, até que ocorresse a mudança da cor da solução titulada. Com isso, foi anotado o volume gasto da solução de hidróxido de sódio para cada quantidade de ácido acético.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
No experimento realizado foram obtidos os volumes de NaOH da titulação de neutralização apresentados na tabela a seguir:
...