As Equações Redox
Por: Sharon Valabdas • 10/5/2018 • Trabalho acadêmico • 644 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
Equações Redox
As equações Redox são aquelas que apresentam um maior grau de complexidade no seu acerto, pois é frequente envolverem acerto de massas e cargas eléctricas, onde se inclui o balanço de electrões cedidos pela espécie redutora e recebidos pela espécie oxidante.
Reacções Redox
Na classificação das reacções químicas, os termos de oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reacções de oxirredução são comuns na vida diária nas funções vitais básicas, como o fogo, a ferrugem, o apodrecimento das frutas, a respiração e a fotossíntese.
Reacção de oxidação: é aquela que ocorre com o aumento do número de oxidação, ou seja, oxidação é o processo que ocorre acompanhado pela perda de electrões causando o aumento de Nox.
Reacção de redução: é aquela que ocorre com a diminuição do número de oxidação, ou seja, redução é o processo que ocorre acompanhado pelo ganho de electrões causando a diminuição de Nox.
As reacções redução-oxidação são reacções que consistem na transferência de electrões. Elas podem ser definidas como reacções que ocorrem com a perda e ganho simultâneo do número de oxidação, neste tipo de reacções ocorre a reacção de oxidação e redução ao mesmo tempo.
Para que exista uma reacção Redox, no sistema deve haver uma espécie que ceda electrões e a outra espécie que receba electrões:
- O redutor é a partícula ou espécie química que tende a perder ou ceder electrões para o oxidante, consequentemente aumentando o seu número de oxidação;
- O oxidante é a partícula ou espécie química que tende a captar tais electrões cedidos pelo redutor, consequentemente diminuindo o seu número de oxidação.
Número de oxidação
Para descrever os vários estados de oxidação de um elemento, nos compostos em que possa ser parte constituinte, criou-se o conceito de número de oxidação (Nox)
O Nox de um átomo define-se como sendo o número de electrões que esse átomo perderia ou ganharia, relativamente ao estado fundamental, se cada ligação estabelecida correspondesse a uma transferência total, para o átomo mais electronegativo do par de electrões nela envolvido.
O número de oxidação positivo corresponde a electrões perdidos e o negativo corresponde a electrões ganhos.
Auto oxidação-redução
Na reacção Redox, os átomos que ganham electrões e os átomos que perdem electrões são normalmente, de espécies diferentes. Mas nem sempre isso acontece: quando são átomos iguais ou até espécies químicas que simultaneamente se oxidam e se reduzem diz-se que houve auto-oxidação-redução ou dismutação.
Exemplo: O cloro numa solução aquosa de hidróxido de sódio.
Cl2 + 2OH- ClO- + Cl- + H2O[pic 1]
Nox 0 -2+1 +1-2 -1
O átomo de cloro ganhou 1 electrão (oxidante) ao passar para o ião Cl-, mas também perdeu um electrão (redutor) ao passar para espécie ClO-, ou seja, sofreu dismutação.
Regra de determinação do número de oxidação
No geral, é cómodo para a determinação dos números de oxidação seguir algumas regras:
- O estado de oxidação dos elementos em qualquer forma alotrópica é zero.
...