Modelo de Relatório: Ciclo do Cobre
Por: Rodrigo Salgado • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 1.432 Visualizações
Relatório Ciclo do Cobre
Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás
Título: Ciclo do cobre: tipos de reações inorgânicas
Aluno: ??????????
Data: ?????
Introdução
A lei da conservação das massas foi publicada pela primeira vez em 1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov. No entanto, a obra não repercutiu na Europa, cabendo ao francês Antonie Lavoisier o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama lei de Lavoisier.
Segundo essa lei, em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Portanto, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada.
Para estudar esta lei no laboratório, foi realizado um conjunto de reações partindo-se de cobre metálico a fim de testar se a massa do metal pudesse ser reconstituída ao final do experimento. Tal conjunto de reações pode ser sumarizada no ciclo do esquema 1. O ciclo consiste de diferentes tipo de importantes reações inorgânicas que incluem: reação de oxidação-redução, precipitação, decomposição, complexação e ácido-base.
Assim, o objetivo deste experimento foi estudar um ciclo de reações envolvendo o cobre e avaliar a Lei da Conservação da Matéria, bem como as fontes de erros experimentais que podem alterar os dados esperados.
[pic 1]
Esquema 1. Representação do ciclo de reações do cobre [1].
Materiais e Métodos
Materiais
Nesse experimento foram usados reagentes com grau analítico e/ou recém-preparados. São eles: Cobre metálico em fio, ácido nítrico (1:1, v/v), hidróxido de sódio (3,0 mol/L), hidróxido de amônio (6,0 mol/L), ácido sulfúrico (6,0 mol/L). Foram usados balança semi-analítica, marca XXXXX
Métodos
Pesou-se 0,3 g (valor pesado pelo GRUPO) de fio de cobre, adicionou-se 4 a 5 mL de ácido nítrico (1:1, v/v) e aqueceu-se cuidadosamente por 10 min.. Após a dissolução, adicionou-se 150 mL de água destilada, agitou-se e acrescentou-se 20 mL de solução de hidróxido de sódio (3,0 mol/L). Em seguida, aqueceu-se a ebulição, até o material ficar preto e denso. Filtrou-se o sólido, lavou-se com três porções de água destilada, álcool etílica e acetona e secou-se por10 min. a 100oC.
O sistema (papel de filtro e sólido) foram transferidos para um béquer e adicionou-se, gota a gota, cerca de 10 mL de solução 6,0 mol/L de ácido clorídrico, até dissolução total do sólido. Então, adicionou-se 20 mL de água destilada, retirou-se o papel de filtro e mais 30 mL de solução de hidróxido de amônio (6,0 mol/L).
A seguir, adicionou-se à solução obtida 10 mL de solução de ácido sulfúrico (6,0 mol/L) e depois zinco em pó, em pequenas porções, sob agitação vigorosa entre cada adição, até que a solução sobrenadante fique incolor. Finalmente, adicionou-se solução de ácido clorídrico (6,0 mol/L), até não haver mais desprendimento de gás, aqueceu-se o sistema por 5 min. e filtrou-se a mistura. Lavou-se o sólido com água destilada e acetona e secou-se por 10 min. a 100oC.
Resultados e Discussões
Durante esta experiência o cobre metálico foi transformado em várias espécies químicos até o cobre ser recuperado na forma metálica (Esquema 1). O cobre metálico foi dissolvido com ácido nítrico concentrado em excesso, numa típica reação de óxido-redução com formação de uma solução de cor azul, contendo íons de cobre aquosos e liberando um gás incolor que muda para castanho em contato com o ar (eq. 1 e 2).
3Cu(s) + 8HNO3(aq) → 3Cu(NO3)2(aq) + 2NO(g) + 2H2O(l) 1
2NO(g) + O2 → 2NO2(g) 2
HNO3(aq) + NaOH(aq) → H2O(l) + NaNO3(aq) 3
Cu(NO3)2(aq) +2NaOH(aq) → Cu(OH)2(s) + 2NaNO3(aq) 4
Cu(OH)2(s) + calor → CuO(s) + H2O(l) 5
CuO(s) + HCl(aq) → [CuCl4]2-(aq) + H+(aq) + H2O(l) 6
[CuCl4]2-(aq) + 4NH3(aq) → [Cu(NH3)4]2+(aq) + 4Cl-(aq) 7
HSO4(aq) + NaOH(aq) → H2O(l) + NaNO3(aq) 8
CuSO4(aq) + Zn (s) → Cu (s) + ZnSO4 (aq) 9
H2SO4(aq) + Zn (s) → H2 (g) + ZnSO4 (aq) 10
Logo após a dissolução do cobre, o excesso de ácido nítrico foi neutralizado com hidróxido de sódio (eq. 3) e ao continuar a adição, observa-se a formação de uma dispersão coloidal de cor azul claro que precipita lentamente, característico do hidróxido de cobre (eq. 4). O aquecimento da dispersão em água, decompõe o Cu(OH)2 à CuO que é um sólido preto denso que precipita imediatamente (eq. 5). O solido foi isolado e sua massa de ??? g forneceu um rendimento de ???%. O valor superior a 100% é contrario ao princípio da conservação da matéria e indica a formação de um produto de estequiometria diferente a prevista pela equação 5. De fato, o CuO pode se apresentar de forma hidratada acarretando numa massa molecular superior a usada para o cálculo do rendimento.
...