A influência do ciclo PCDA para modelos de gestão
Por: jadsonsousa21 • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE LOGÍSTICA
JADSON DA CONCEIÇÃO SOUSA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES 1° SEMESTRE – 2014.1
Salvador-Ba
Abril, 2014
JADSON DA CONCEIÇÃO SOUSA
Trabalho apresentado como avaliação da disciplina Introdução à gestão de organizações, sob orientação da professora Ana Patrícia Santos.
Salvador-Ba
Abril, 2014
A INFLUÊNCIA DO CICLO PDCA PARA MODELOS DE GESTÃO
A metodologia PDCA é um modelo de gestão que favorece a flexibilidade, continuidade, sistematização e a rapidez necessárias para que as organizações solucionem entraves ao desempenho e realizem transformações capazes de tornar as empresas facilmente adaptadas aos sempre renovados contextos de negócios, ai incluídos nos mercados em constante alteração.
Uma organização (empresa) necessita atingir seus objetivos e metas, com o propósito de melhorar seu desempenho no mundo competitivo e globalizado, devendo estar atento as diversas mudanças do mercado, criando novas abordagens no seu sistema de gestão.
As empresas deveriam utilizar mais o ciclo PDCA que é de origem norte-americana e significa (P) planejar, (D) fazer, (C) checar, (A) agir corretivamente, pois através dela as organizações verificam erros, visualizando onde houve as falhas e as corrigi repetindo o inicio do ciclo. Muitas das vezes um problema é um resultado indesejável de um processo, pois o item de controle não atingiu o nível desejado.
O gerenciamento de processos pode ser feitos através de três ações gerenciais: de planejamento, controle e melhoramento, gerando o planejamento da qualidade, o controle da qualidade e o melhoramento da qualidade.
O processo do ciclo PDCA não é repetitivo pois melhorar um processo significa estabelecer uma nova meta para permanecer nela. A fase (P) identifica o problema, observa (reconhecimento das características do problema), faz uma analise do processo (descoberta das causas principais que impedem de as metas serem atingidas) e plano de ação (contramedidas sobre as causas principais). A (D) do ciclo PDCA de melhoria é a de ação, atuação de acordo com o plano de ação para bloquear as causas fundamentais. A etapa (C) é feita a verificação, a confirmação da efetividade do plano de ação para ver se foi feito o bloqueio. E na fase (A) existem duas etapas, a de padronização e a de conclusão. A etapa de padronização caso o bloqueio tenha sido efetivado é feito a eliminação definitiva das causas para que o problema não torne a aparecer. Na etapa de conclusão ocorre a revisão das atividades e planejamento para trabalhos futuros. Na etapa (C) caso o bloqueio não tenha sido efetivo, deve-se voltar na etapa de observação da fase (P).
De acordo com o ciclo PDCA o controle, a melhoria e o planejamento de qualidade podem ser empregados de modo conjunto, de acordo com a forma de gerenciamento desejado. Para que um processo produtivo ocorra da melhor forma possível, a figura do gestor é essencial. Dentre as suas competências ele deve: liderar e motivar pessoas, ter uma visão de conjuntos, saber negociar e administrar conflitos, aceitar mudanças, adaptando-se a diferentes situações, planejando e tendo uma visão estratégica, na qual ele precisará desempenhar nas organizações.
...