QUÍMICA: ALGUNS ENTRAVES PERTINENTES ACERCA DO APRENDIZADO
Por: Ivanildod • 11/11/2018 • Relatório de pesquisa • 728 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
QUÍMICA: ALGUNS ENTRAVES PERTINENTES ACERCA DO APRENDIZADO.
Ivanildo Damasceno* (IC)1, Marie Jolly Pinto Damasceno (FM)2. * Ivanildogdamasceno2014@gmail.com
1Centro Universitário AGES. Avenida Universitária, 23 - Parque das Palmeiras, Paripiranga - BA, 48430-000.
2Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima. Avenida Machado S/Nº - Bairro Aldemar de Carvalho. CEP: 49.400-000 – Lagarto/SE.
Palavras Chave: Entraves, Aprendizado, Química.
Introdução
É notória a dificuldade da aprendizagem de alunos do ensino médio com relação à disciplina de química, por este motivo o presente trabalho expõe alguns dos entraves que devem ser refletidos e modificados por todos os atores educacionais, na tentativa de amenizar as reprovações, evasões e rejeições da disciplina de Química no ensino médio. produzido através da pesquisa bibliográfica. A problemática começa com professores que lecionam a disciplina sem a devida formação acadêmica, seguida pela falta de ações nos trabalhos em sala de aula e ainda de instrução, estes últimos referentes ao planejamento de aula e de ensino que norteia os objetivos a serem alcançados e ao aprendizado. A persistente metodologia tradicional, que não problematiza conteúdos, somente força os alunos a decorarem conceitos e equações, atrelados a esta questão, a falta de interdisciplinaridade por parte dos docentes, que por algum motivo sedimentaram seus conhecimentos, enxergando somente a disciplina de química a ser discutida. Além de todos os entraves anteriormente citados, ainda tem-se um impasse que é a parte experimental da química que fica a desejar. A complexidade, que é outro agravante no entendimento dos docentes. Ela emerge como desafio na busca de um conhecimento preciso.
Resultados e Discussão
Este trabalho aborda de maneira simples e clara sobre tais problemáticas, começando pela formação docente, segundo Roitman e Ramos (2009), 44% dos professores que ministram a disciplina de química, não possuem formação superior na disciplina, um dado alarmante para a educação, tendo em vistas as propostas da LDB. Outro ponto a ser levado em consideração é a elaboração do planejamento pedagógico, uma vez que para se atingir o resultado esperado necessário se faz planejar, no intuito de solucionar problemáticas (PADILHA, 2001), no reforço da ideia de Padilha, Larchert (2010, p. 59), diz que o planejamento organiza as ações da sala, de aula, preparação esta para a efetivação do aprendizado problematizado. Continuando na linha da descrição dos entraves, Freire (1978), afirma que o ensino tradicional ganha destaque, pois se sabe que apenas a transmissão não ensina, há apenas um arquivamento do transmitido. A interdisciplinaridade vem no auxilio da quebra das barreiras entre as disciplinas, quando há uma disposição dos docentes (FAZENDA, 2013), uma vez que não seria possível entender o átomo sem a história de sua evolução. Finalizando a ideia, aparecem os experimentos e a complexidade, com relação ao primeiro é de maneira experimental que se compreende os conceitos químicos segundo Schwahn e Oaigen (2009), além de identificar macroscopicamente o que ocorre microscopicamente. No tocante a complexidade explica Morin (2011) que o conhecimento só é possível se houver incertezas e questionamentos, assim esta veio impor a busca da ordem, clareza e distinção, causando precisão no conhecimento.
...