QuiRoleta: Uma ferramenta Lúdica no Ensino de Química
Por: Leticia3011 • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 429 Visualizações
QuiRoleta: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Letícia L. S. B. Santos*(PQ)1, Danielle P. e Pavão(IC)1, Isabela K. L. Silva(IC)1, Laís M. da S. Macedo(IC)1, Evelyn D. C. Azevedo (IC)1, Pedro de J. N. S. Filho (FM)2, Antônio Francisco Fernandes de Vasconcelos (PG)1, Ítalo Prazeres da Silva (PG)1
leticia_lsbs@hotmai.l.com*
1Universidade Estadual do Maranhão
Aplicação de jogo lúdico
Palavras Chave: QuiRoleta, Ensino de Química, PIBID.
Introdução
Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem e o jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar em tal processo. A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer.
O jogo ajuda o aluno na construção de novas descobertas, desenvolve e enriquece a sua personalidade, procura colocar o aluno em posição de pensar por si mesmo, colher dados, discutir ideias, emitir e testar hipóteses, sempre motivado pela identificação do problema, levando-os à aprendizagem alicerçada pelo “encantamento e pela curiosidade” (BERNARDELLI, 2004).
Os aspectos lúdico e cognitivo presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos ao favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e com o professor. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é verificar a eficácia do Ensino de Química através da aplicação da QuiRoleta, usando os jogos lúdicos.
Metodologia
Este trabalho foi desenvolvido com aproximadamente 120 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Militar 2 Julho no município de São Luís/MA. A avaliação do papel dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos foi colhida através da aplicação de questionários e mostraram que os jogos contribuíram significativamente para a aprendizagem dos alunos.
O jogo possibilita a prática do conhecimento adquirido sobre modelos atômicos, introdução à tabela periódica, vidrarias de laboratório e separação de misturas. Para a confecção da QuiRoleta, foi necessário alguns materiais alternativos listados abaixo na Tabela 1.
A aplicação da QuiRoleta foi realizada em duas etapas. A primeira com a aplicação do teste de dez questões com os alunos, sobre os conteúdos com questões divididas em objetivas e subjetivas e a segunda etapa era a aplicação do jogo
Tabela 1: Materiais Utilizados na confecção do jogo.
Papel chamex | Tesoura |
Cartolina | Cola |
Papel Contact | Régua |
1. ESTRUTURA
O jogo é composto por uma roleta contendo números de 1 a 20. Esses números correspondem as perguntas. Para o jogo é necessário que cada grupo de alunos tenha folhas para anotações.
2. CONTEÚDOS
Modelos atômicos
Introdução à tabela periódica
Vidrarias de laboratório
Separação de misturas
4. NÚMERO DE JOGADORES
Três a cinco jogadores.
5. TEMPO MÉDIO
50 minutos.
6. INSTRUÇÕES
A roleta química funciona como um mecanismo de sorteio. Ela está dividida em 20 partes, numeradas de 1 a 20 e com a palavra Química.
Figura 1: Estrutura da QuiRoleta
[pic 1]
1- A sala será dividida em grupos.
2- Cada grupo receberá 20 perguntas.
3- Um membro de cada equipe roda a roleta para sortear a pergunta.
4- As respostas não poderão ser dadas em voz alta, o grupo receberá um papel no qual será escrito os nomes dos membros do grupo e o número da pergunta. A resposta deverá ser escrita à caneta.
5- Caso o grupo não saiba a resposta poderá passar para outra equipe responder.
6- Cada equipe terá direito a 4 perguntas e 5 minutos para responder cada uma.
8- Após responder todas as perguntas no papel, cada grupo dará as respostas em voz alta, e será dada a pontuação: 10 pontos se acertarem a pergunta. A pergunta que passar para outra equipe responder valerá apenas 05 pontos se respondidas certas e a que não for respondida valerá zero.
9- O grupo vencedor é aquele que somar a maior quantidade de pontos ganhará uma caixa de bombons. Se houver empate será sorteada entre os grupos empatados.
Para uma avaliação do método utilizado, fez-se uso de um questionário avaliativo. Após a explanação teórica do assunto, o questionário com questões objetivas e subjetivas foi aplicado com o objetivo de se verificar os conhecimentos adquiridos somente com a aula teórica. Em seguida, após uma explicação do funcionamento e regras do jogo, o mesmo foi aplicado. Após o término da atividade lúdica, computaram-se os acertos e erros, verificando se houve melhora no aprendizado.
Resultados e Discussão
A proposta de utilização e aplicação do jogo QuiRoleta como recurso complementar, alternativo e facilitador na aquisição e socialização do conhecimento foi de grande relevância tanto para os alunos como para o professor, pois a aplicação do jogo proporcionou uma melhor compreensão dos conhecimentos explorados, preenchendo algumas lacunas no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A aplicação da QuiRoleta possibilitou uma melhor interação entre os alunos, pois eles se divertiram ao participar do jogo didático, estimulando a discussão dos conteúdos e o interesse em responder corretamente as perguntas contidas nas cartas visando a continuidade da equipe na brincadeira. Esse entusiasmo em participar da brincadeira motivou as equipes a aprenderem mais sobre o assunto e a participar mais das aulas. Dessa forma os alunos absorveram o conteúdo de forma dinâmica e eficiente como podemos verificar nos resultados do questionário pós jogo, superando aquela barreira inicial.
...