RELATÓRIO AULA PRÁTICA “MEDIÇÕES DE pH e PREPARO DE UM INDICADOR DE PH.”
Por: Victor Alencar • 17/6/2017 • Relatório de pesquisa • 1.793 Palavras (8 Páginas) • 2.082 Visualizações
[pic 1] | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS CUIABÁ – BELA VISTA CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE |
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
“MEDIÇÕES DE pH e
PREPARO DE UM INDICADOR DE PH.”
DISCENTES: Alexandre Costa
Jeniffer Lorena
Rayane Rodrigues
Thayná Tamirez
Victor Marcell
Vitória Nelma
Data da Aula Prática: 23/11/2016
Cuiabá, 2016
[pic 2] | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS CUIABÁ – BELA VISTA CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE |
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 02:
“MEDIÇÕES DE pH e
PREPARO DE UM INDICADOR DE PH.”
Relatório de Aula Prática apresentado ao Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, no Instituto Federal de Mato Grosso, como parte dos requisitos para a obtenção da nota na Disciplina de Química Experimental I.
DOCENTE: Letícia Ceron
Cuiabá, 2016
RESUMO
O pH é uma escala para medida do potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogénio que indica a acidez ou basicidade de uma solução aquosa, que é obtida a partir de fitas de pH, pHmetros e indicadores naturais (beterraba e repolho). Sendo assim os objetivos deste trabalho foram. Medir a concentração de Hidrogênio iônico de soluções conhecidas.
Extrair corante da beterraba e do repolho para empregá-lo como indicador de pH.
Os procedimentos experimentais foram realizados com base na troca de cores do reagente e números obtidos a partir de um pHmetro.
SUMÁRIO
1. introdução 5
2. OBJETIVOS 6
2. OBJETIVOS 6
3. REVISÃO DE LITERATURA 7
4. MATERIAL E MÉTODO 9
4.1 Materiais Utilizados 9
experimento 1. 9
experimento 2. 9
c – indicadores naturais 9
4.2 Reagentes Utilizados 10
experimento 1. 10
experimento 2. 10
c – indicadores naturais 10
4.3 Procedimento Experimental 11
experimento 1. 11
experimento 2. 11
5. Resultados e discussão 12
expeimento 1. 12
experimento 2. 12
6. Conclusão 14
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1. introdução
O pH é uma escala para medida do potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogénio que indica a acidez ou basicidade de uma solução aquosa, que é obtida a partir de fitas de pH, pHmetros e indicadores naturais (beterraba e repolho).
O pH é fundamental para peixes e plantas, geralmente os aquários tropicais com peixes amazônicos devem ter pH 6,5, um aquário marinho deve ter um pH de 8,2, assim como aquários com poecilídeos (molinésias, platis, espadas, etc).
Palavras-chave : pH, indicadores, pHmetro.
2. OBJETIVOS
- Medir a concentração de Hidrogênio iônico de soluções conhecidas.
- Extrair corante da beterraba e do repolho para empregá-lo como indicador de pH.
3. REVISÃO DE LITERATURA
A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.
De acordo com o estudo do equilíbrio iônico da água, além dos cátions hidrônio, temos também a presença de íons hidróxido (OH-). Assim, a avaliação do pH de um meio sempre leva em consideração a concentração de hidrônios (cátions) e a de hidróxidos (ânions).
Segundo Arrhenius, um meio que apresenta hidrônios é ácido, e o que apresenta hidróxidos é básico. Porém, devemos relacionar a quantidade de ambos os íons (H+ e OH-), o que faz a classificação de um meio seguir estes princípios:
- Meio ácido: quantidade de hidrônios > (maior) que a de hidróxidos;
- Meio neutro: quantidade de hidrônios = (igual) a de hidróxidos;
- Meio básico: quantidade de hidrônios < (menor) que a de hidróxidos.
A noção sobre a caraterística de um meio é possível por meio do pH porque os químicos determinaram para esse potencial uma variação numérica de 0 a 14. Essa variação utiliza como base a constante de ionização (Kw) da água (multiplicação da concentração de H+ e OH-, Kw = [H+].[OH-]), que vale 10-14 a 25oC.
...