Relatório de Laboratório: Lei de Graham
Por: Raniele Coelho • 23/3/2022 • Trabalho acadêmico • 875 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Tocantins
Campus Universitário de Gurupi – TO
Graduação em Química Ambiental
Relatório de Laboratório: Lei de Graham
Disciplina: Físico-Química II
Docente:
Data da experiência: 10/03/20221
Turma: 2021/1
Data da entrega: 17/03/2021
Nota:
Experiência: Lei de Graham.
Discente:
Gurupi-TO
Março, 2021
Introdução
Em relação aos três estados da matéria, o gás se destacar de uma maneira específica ao qual tem densidade menor do que os sólidos e os líquidos, tendo em consideração uma característica de se mistura sobre qualquer proporção e uma enorme capacidade de expansão, dilatação e compressão. Desta maneira, sabe se quer, o gás e uma substância que se expande de forma espontânea preenchendo o recipiente ao qual ele está armazenado, de modo que venha completa todo o recipiente de maneira homogênea (ATKINS,2008).
Diante disto, os gases têm forças de atração intermoleculares resultando em ligações fracas entre si, por conta do distanciamento entre suas moléculas e porventura nem chegam a se chocarem entre os mesmos. Estas ligações proporcionam uma movimentação rápida e independe das moléculas, dando ao gás um comportamento físico independente de sua composição, surgindo assim a expressão do gás ideal (ATKINS,2008; CASTELLAN,1986).
Para mensura a velocidade que um gás se movimenta o químico escocês Thomas Graham estipulou a lei de difusão de Graham, em que a “velocidade de difusão de um gás através de outro é inversamente proporcional à raiz quadrada da sua densidade”. Em outras palavras, quanto menor for a densidade do gás, maior será a velocidade de movimentação das partículas do mesmo. Supondo que os gases se encontrem nas mesmas temperaturas e pressão, nestas condições a densidade de dois gases são iguais em relação de suas respectivas massas molares (CASTELLAN,1986; RANGEL,2006).
A demonstração matemática da lei de difusão de Graham e expressa no exemplo 1.
[pic 2]
Exemplo 1.
Onde V1 e a velocidade do primeiro gás e V2 a velocidade do segundo gás, e M1 e a massa molar do primeiro gás e M2 a massa molar do segundo gás.
A lei de Graham poder ser aplicada de modo a se comparar as razões entre velocidades de difusão na qual a propriedade que todos os gases têm de se misturar espontaneamente com outros gases, resultando assim em misturas ou soluções homogêneas (RANGEL,2006). A difusão dos gases é um processo relativamente rápido comparado com os processos de difusão dos estados líquidos e sólidos (RUSSEL,1982).
...