Relatorio da experimental de organica - Extração por Soxhlet
Por: Daniel Benjamin • 14/2/2016 • Relatório de pesquisa • 739 Palavras (3 Páginas) • 1.826 Visualizações
Relatório de Extração por Soxhlet
Introdução
O extrator Soxhlet é um aparelho de laboratório feito de vidro. Ele foi originalmente desenvolvido para a extração de lipídeos e fisicamente caracterizado por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, entre outros. Este equipamento utiliza refluxo de solvente em um processo intermitente.
A extração por Soxhlet é comumente usada para determinação do teor de óleo, graxas e gorduras em uma grande quantidade de materiais (sementes, águas, resíduas comerciais e industriais). Esta extração é realizada com solventes orgânicos: hexano, éter de petróleo, acetona, etanol, etc. O aparelho de Soxhlet está dividido em 3 partes: Câmara de Extração (extrator), Câmara de vaporização (balão) e condensador. O extrator se comunica com o balão por intermédio de 2 tubos laterais, um dos quais funciona como sifão.
As mais notáveis vantagens que o método de Soxhlet apresenta são: o fato da amostra estar sempre em contato com o solvente, havendo sua constante renovação; a temperatura do sistema manter-se relativamente alta, visto que o calor aplicado para o processo de evaporação é constante; ser uma metodologia muito simples que não requer treinamento especializado e que possibilita a extração de uma quantidade maior de óleo em relação a outros métodos, sem a necessidade de filtração da miscela após o término da extração, pois a amostra estará contida no cartucho durante todo o procedimento.
Material
- Manta de Aquecimento
- Coco Ralado
- Pedra de Porcelana
- Condensador de bolas
- Cartucho de celulose
- Evaporador Rotatório
- Clorofórmio
- Extrator de Soxhlet
- Água
- Mangueiras
- Garras
- Suporte
- Algodão
- Espátula
- Funil de Líquidos
- Proveta
- Balão
Procedimento
O experimento foi feito em 2 aulas. Na primeira aula, a do dia 12/06 realizamos a extração com o aparelho de Soxhlet.
Primeiramente, encheu-se com a auxílio de uma proveta e um funil de líquidos um balão de 250 mL com aproximadamente 150 mL de clorofórmio e 3 pedras de porcelana. Depois, ele foi colocado sobre a manta de aquecimento e, sobre a boca do balão, acoplou-se o aparelho de Soxhlet, ambas vidrarias presas ao suporte por garras.
Encheu-se um tubo de clorofila, o qual possuía uma de suas extremidades fechada, com côco ralado até 1 dedo a mais que a metade de seu comprimento. Tampou-se a saída do tubo com algodão e o tubo foi colocado dentro do aparelho de Soxhlet.
Acoplou-se as mangueiras às saídas secundárias do condensador de bolas, com a entrada de água na saída de cima e a saída de água embaixo. Ligou-se a água e o condensador de bolas foi acoplado ao extrator de Soxhlet.
A manta foi ligada e deu-se início ao procedimento. Ao fim de 3 sifonações, desligou-se a manta, desmontou-se a aparelhagem e os volumes de cada balão foram somados e transferidos a um recipiente de vidro.
Na aula do dia 19/06, utilizou-se o rotaevaporador para separar o clorofórmio do óleo extraído do côco ralado.
...