Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
Por: Jojojao • 22/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC ANGELO CAVALHEIRO
Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio
Química
Ácidos e bases
João Vitor da Silva Frigeri
Leonardo Oliveira Dias
Luiz Augusto
Melmoara Degrande
Ryan Lorena Mechia
2018
Ácidos e Bases
Teoria ácido-base de Arrhenius (1887)
[pic 1]
Svante August Arrhenius foi um químico sueco que fez experimentos para a condutividade elétrica em solução e notou que determinadas substâncias sofriam ionização (reagiam com a água e formavam íons) ou dissociação iônica (íons já existentes eram separados pela ação da água) e conduziam correntes elétricas. Ao observar os tipos de íons que algumas substancias formavam em água, ele notou que algumas delas produziam o mesmo tipo de cátion, outras produziam o mesmo tipo de ânion e, e por isso, possuíam propriedades muito parecidas, podendo ser agrupadas. E desse modo, surgiu o conceito que ele chamou de ácido e base:
Ácido é toda substância que em água produz somente cátion positivo (H+), e base é aquele que produz somente ânion negativo (OH-).
Ácidos de Arrhenius:
(Ácido clórico com ph baixo) HCl (g) + H2O (l) →H3O+ (aq) + Cl- (aq)
(Ácido sulfúrico com ph de 1,5) H2SO3(g) + 2 H2O (l) →2 H3O+ (aq) + SO32- (aq)
(Ácido fosfórico com ph de 4,7) H3PO4(s) + 3 H2O (l) → 3 H3O+ (aq) + PO43- (aq)
Bases de Arrhenius:
(Hidróxido de sódio com ph de 13) NaOH → Na + + OH-
(Hidróxido de cálcio com ph alto) Ca(OH)2 →Ca2+ +2 OH-
A neutralização seria a reação entre um cátion e um ânion, produzindo água:
H+ (aq) + OH– (aq) → H2O (l)
Mas apesar de explicar vários fenômenos e contribuir para várias pesquisas na química, essa teoria demonstrava algumas limitações. Por exemplo, ela estava restrita a soluções aquosas, não considerava compostos sólidos nem outros solventes diferentes da água.
Ácidos e Bases
Teoria ácido-base de Bronsted (1923)
[pic 2]
Essa teoria é chamada de teoria protônica pois se baseia na transferência de prótons, igual ao íon H+, o núcleo do hidrogênio, mas que ao ser chamado de próton, ajuda a diferenciar da teoria de Arrhenius. Além disso, nessa teoria não há necessidade da presença de água.
Segundo o próprio Bronsted: Ácido é toda substância química, íon ou molécula capaz de doar um próton, enquanto a base é capaz de receber um próton.
Ácidos e bases segundo Bronsted:
Base forte | Ácido forte | Ácido fraco | Base fraco |
NH3 + HCℓ → NH4+ + Cℓ-
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
Observe que a amônia (NH3) é base pois ela recebe um próton (H+) do ácido clorídrico (HCl).
Nessa teoria, a neutralização seria uma transferência de prótons entre um ácido e uma base, como a reação mostrada acima. Mas ela também tinha uma limitação, não permitia prever o caráter ácido ou o caráter básico de espécies químicas sem a presença do hidrogênio.
Sais
Os sais são compostos inorgânicos que quando estão em uma solução aquosa se dissociam e formam íons. Um sal é formado por uma reação de neutralização entre um ácido e uma base. a classificação dos sais é realizada de acordo com a natureza ou tipo de íons que eles são feitos. Dessa forma, os sais, alguns deles são classificados em neutros, ácidos (hidrogenossal), básicos (hidroxissal), duplos (mistos), hidratados e alumens.
Sal Normal: Com um cátion e um ânion, ele é o resultado de uma reação entre uma base e um ácido fortes ou entre uma base e um ácido fracos.
NaCl: cátion → Na+ (vem do hidróxido de sódio, NaOH, uma base forte),
ânion → Cl- (vem do ácido clorídrico, HCl, um ácido forte).
Na2SO4: cátion → Na+ (é do hidróxido de sódio, NaOH, base forte),
ânion → SO42- (é do ácido sulfúrico, H2SO4, ácido forte).
Esses sais são chamados de neutros pois quando eles são colocados à água, o pH do meio não sofre nenhuma alteração. Além disso, eles não liberam cátion H+ em uma solução aquosa, que indica acidez, e nem ânion OH-, que indica basicidade.
Sal ácido: Esse tipo de sal é formado por um ácido forte e uma base fraca, e, em um meio aquoso, ele diminui o pH da água, que fica menor que 7 (solução ácida), pois o cátion proveniente da base sofre hidrólise e há a formação dos íons H+ (ou H3O+).
...