Trabalho Processos Químicos
Por: Bárbara Evelyn • 5/5/2023 • Trabalho acadêmico • 2.920 Palavras (12 Páginas) • 83 Visualizações
PONTIFÍCA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]
IPUC - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
9º PERÍODO – 1º SEMESTRE DE 2017
BÁRBARA EVELYN BATISTA
GISELLE MARTINHA DE MORAIS
ROGÉRIO CÉSAR VALADARES ARAUJO FARIA
WENDELL GUSTAVO HORTA MENDES
PROCESSOS QUIMICOS DE PRODUÇÃO
POLÍMEROS:
A indústria de polímeros
Betim, 20 de maio de 2017.
- Introdução
No âmbito da ciência os polímeros são substâncias muito importante devido principalmente a sua diversidade de características e de utilização no cotidiano. Um aspecto de grande relevância é que eles podem ser obtidos através de elementos naturais e também de modo artificial, quando o homem transforma os polímeros naturais.
Deste modo, pode-se obter uma gama cada vez maior de polímeros que poderão ser empregados em novos campos de atuação e aplicação, podendo ser utilizados em uma grande variedade de produtos.
- Polímeros
Os polímeros são materiais encontrados na natureza, constituídos de átomos e moléculas que podem formar tanto objetos plásticos como fios ou rígidos. Constituídos por substâncias macromoleculares em sua maioria orgânica. A palavra polímero vem das raízes gregas “poli” que significa muitos, e “meros” que significa partes.
Os polímeros são cadeias de unidades repetidas unidas, umas as outras, por ligações covalentes. A obtenção de polímeros advém um processo chamado de polimerização, onde ocorre uma reação química em que uma molécula inicial denominada monômetro se une as outras formando então o nosso objeto de estudo o polímero.
- Classificação dos polímeros:
Os polímeros são classificados em função de suas características de ser refundido e conformado novamente, que são:
Termoplásticos:
São os polímeros denominados plásticos que pode ser fundido diversas vezes, ou seja, podem ser reformados e dependendo do tipo os mesmo podem dissolver em vários solventes. Além disso, é possível realizar a sua reciclagem.
Exemplos:
PS – Poliestireno: termoplástico duro, quebradiço e apresenta aparência cristalina, é semelhante ao vidro. Possui alta resistência a ácidos e baixa densidade e absorção de umidade. Nos processo industriais é de fácil processamento com baixo custo.
Aplicação: Grades de ar condicionado, gaiutas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de frigoríficos, brinquedos, isolante térmico.
PVC - Policloreto de vinila: apresenta elevada resistência à chama, nos processos industriais seu processamento demanda pouco cuidado e baixo custo.
Aplicação: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede.
PC – Policarbonato: Aplicação: Cd, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.
PU – Poliuretano: Utilizado para: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis, em móveis, isolamento térmico em roupas impermeáveis, isolamento em refrigeradores industriais e domésticos, polias e correias.
PP – Polipropileno: Aplicação: brinquedos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras, sacarias (ráfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferográficas, carpetes, seringas de injeção, material hospitalar esterilizável, autopeças (para-choques, pedais, carcaças de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo), peças para máquinas de lavar, etc.
PET - Politereftalato de polietileno: Aplicações: Embalagens para bebidas, refrigerantes, água mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, presta-se a inúmeras finalidades: tecidos, fios, sacarias, vassouras.
Plexiglas - é conhecido como vidro plástico.
Termorrígidos (termofíxos):
São polímeros frágeis e rígidos, diferentemente do termoplástico o polímero termorrígido uma vez solidificado não podem ser refundidos novamente, são mais estáveis à variação de temperatura.
Exemplos:
Baquelite: usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalográficas.
Poliéster: usado em carrocerias, caixas d'água, piscinas, entre outros, na forma de plástico reforçado (fiberglass).
Elastômeros:
É classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não se podem fundir, depois de sintetizados, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. A reciclagem é complicada pela incapacidade de fusão. Tem como característica alta elasticidade.
Exemplos:
Poliisopropileno - borracha semelhante à natural.
Buna S - Aplicações: pneus, câmaras de ar, vedações, mangueiras de borracha.
Buna N ou perbunan.
Neopreno ou policloropreno.
- Como são formadas as cadeias Polimericas:
As cadeias poliméricas são formadas por meio de reações químicas, denominadas reações de polimerização, em que a molécula inicial (monômero) se agrupa sucessivamente com outras moléculas, produzindo o dímero, trímero, tretâmero, e por fim o polímero. Esse tipo de reação pode ser divido em:
Polimerização de adição: a macromolécula final é formada pela junção de monômeros todos idênticos entre si. Nesse grupo, o monômero apresenta obrigatoriamente uma ligação dupla entre carbonos, no mínimo.
...