Volumetria óxido-redução
Por: lucaslunardi • 7/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 469 Visualizações
[pic 1]
“VOLUMETRIA DE ÓXIDO-REDUÇÃO: Determinação de cloro ativo
em alvejantes”
Trabalho apresentado à professora Lúcia Seron, da disciplina Química Analítica, do 3° período de Engenharia de Produção.
São Carlos, SP
03/05/2017
- Objetivo
O objetivo do experimento é determinar através da titulação o teor de cloro-ativo em um alvejante comercial à base de hipoclorito e verificar se está dentro das regulamentações impostas pela ANVISA.
- Introdução
As titulações de oxirredução são aplicadas a uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas e a sua popularidade ultrapassa a das titulações ácido-base. Provavelmente, a diferença mais significativa entre elas é a disponibilidade de muitos titulantes e padrões para a volumetria de oxirredução, cada um com propriedades que os tornam especialmente adequados para uma aplicação.
As reações de oxidação-redução devem preencher os requisitos gerais para que uma reação possa ser usada em um método titulométrico. Muitas reações de oxirredução se processam em uma série de etapas, então, a equação estequiométrica é a soma das reações parciais. Algumas espécies intermediárias são muito reativas e podem provocar reações paralelas ou induzidas indesejáveis. Muitas reações são lentas e, como a rapidez da reação é indispensável para o sucesso de uma titulação, é frequente a necessidade de aumentar a velocidade das reações mediante titulação a quente ou em presença de catalisadores.
O hipoclorito de sódio é usado frequentemente em solução aquosa como desinfetante e como agente alvejante, branqueador nas lixívias comerciais conhecida no Brasil como água sanitária ou água de lavadeira. No Brasil, a água sanitária é um produto muito utilizado, independente da classe social, porém só pode ser legalmente comercializada com o registro da ANVISA, que realiza periodicamente fiscalizações com o objetivo de verificar se as empresas estão obedecendo às regras de fabricação, definido pela portaria nº 89/94 onde o teor de cloro ativo é estabelecido entre 2,00% p/p a 2,5% p/p durante o prazo de validade, estabelecido de no máximo de seis meses (ANVISA, 2009). A determinação do teor de hipoclorito baseia-se na seguinte reação:
[pic 2]
O iodo liberado é titulado com a solução de tiossulfato de sódio em presença de amido na qualidade de indicador, segundo a reação:
[pic 3]
O amido é um indicador bem conhecido e é usado nas titulações redox envolvendo o iodo. O amido forma um complexo azul-escuro com I2 e o ponto final da titulação é detectado quando a cor da solução titulada muda de azul para incolor.
- Parte experimental
Com o uso de uma pipeta volumétrica, transferiu-se uma alíquota de 25,0 mL da amostra de água sanitária para um béquer de 50 mL seco e previamente pesado. Determinou-se a massa da amostra.
Em seguida, transferiu-se de maneira quantitativa a amostra de água sanitária para um balão volumétrico de 100 mL, completou-se o volume com água destilada e homogeneizou-se a solução. Em um erlenmeyer de 150 mL adicionou-se: 30,0 mL de água destilada, 10,0 mL de KI 5,00% (m/v) e 10,0 mL (com pipeta volumétrica) da solução da amostra.
Reação no Erlenmeyer : ClO- (aq) + 2H+ (aq) + 3I- (aq) Cl- (aq) + I2- (aq) + H2O (l)[pic 4]
Em seguida, com uma pipeta graduada ou proveta, adicionou-se 5 mL de ácido acético glacial, homogeneizou-se e iniciou-se a titulação com solução padronizada de Na2S2O3 até a solução ter se tornado levemente amarelada. Neste ponto, adicionou-se 5 gotas da solução de amido 1% (m/v). Continuou-se a titulação gota-a-gota até o desaparecimento da coloração azul do complexo iodo-amido (solução incolor).
Reação na titulação: 2S2O32- (aq) + I3- (aq) S4O62- (aq) + 3I- (aq)[pic 5]
Efetuou-se mais duas determinações procedendo exatamente da mesma maneira, lembrando-se de adicionar a solução de ácido acético glacial somente no momento da titulação.
- Resultados e Cálculos
As médias dos volumes de EDTA gastos nas duas partes do experimento foram:
Volume de Na2S2O3
1ª titulação: 9,0mL
2ª titulação: 9,1mL
3ª titulação: 9,2mL
Média: 9,1mL
No procedimento de pesagem do béquer para a obtenção da densidade do alvejante, obteve-se:
...