A ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS) LOGÍSTICA
Por: Aliceliraf • 30/11/2021 • Projeto de pesquisa • 948 Palavras (4 Páginas) • 125 Visualizações
UNIT – CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
ADMINISTRAÇÃO
ALICE REGINA OLIVEIRA MAURÍCIO LIRA
MARCELA ROCHA BARBOSA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
LOGÍSTICA
MACEIÓ – AL
2021
UNIT – CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
ADMINISTRAÇÃO
ALICE REGINA OLIVEIRA MAURÍCIO LIRA
MARCELA ROCHA BARBOSA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
LOGÍSTICA
Atividade Prática Supervisionada apresentado à disciplina de Logística ministrado pela profª. Lívia de Cerqueira Angelo, com o intuito de obter nota da 2º unidade do 6º período do curso de Administração.
MACEIÓ – AL
2021
Questão 01: Em que consiste a análise Just in time?
O popularmente conhecido Just in Time, ou Sistema Toyota de Produção segundo Gaberti, consiste na filosofia que sugere que os estoques sejam devidamente abastecidos com a quantidade e nos instantes da demanda dos itens. Segundo Ohno (1997), as empresas que utilizem exatamente as partes corretas e necessárias à montagem dos produtos demandados no momento em que são requeridos, podem chegar a zerar o estoque.
Apesar dos estudos e práticas deste sistema, o atingimento de seu objetivo é raro. As empresas não buscam atingir o estoque zero, pois as mesmas convivem com a necessidade dos mesmos em seu processo produtivo. O objetivo é alcançar um nível baixo, mas não zero, buscando o mínimo de perdas e não afetar a comunicação e a elevação do custo com seus consumidores.
Questão 02: Explique dois tipos de estoques.
O Estoque de Proteção é utilizado como forma de reserva de emergência, visando compensar as incertezas que surgem nos processos de fornecimento e demanda. O Estoque de Distribuição é utilizado quando não há a possibilidade de transportar constantemente a matéria-prima e/ou produtos entre os pontos de fornecimentos e os pontos de demanda, com isso, é formado esse estoque de canais de distribuição.
Questão 03: Explique 3 custos associados à Gestão de Estoques.
O custo mais comum e recorrente é o Custo de Pedido, pois este compõe-se nos atos de compras e abastecimento, incluindo os processos da preparação da produção, emissão e execução de ordens de compra e o transporte, mas ele não inclui os valores dos itens comprados. Já o Custo dos Itens Comprados é conceituado como o valor imposto das matérias-primas compradas e/ou abastecidas. Além disso, existe o Custo de Falta, que é considerado emergencial, pois refere-se ao ônus gerado pela falta de itens no instante que são demandados, custos de produção urgentes ou custos adiados.
Questão 04: Explique duas decisões importantes na Gestão de Estoques.
A priori, a decisão mais importante na gestão de estoques é saber a quantidade que deve ser pedida, pois para que isso seja feito é necessário obter uma base de demandas futuras esperadas, os custos envolvidos na operação, as restrições necessárias dos suprimentos e a verificação de possíveis descontos existentes. Após a solicitação da quantidade, é necessário obter uma previsão de demanda para saber o momento ideal de solicitar a nova ordem de fornecimento para a data que não afete a produção, e que a quantidade atenda exatamente as necessidades no tempo estabelecido até o ressuprimento.
Questão 05: Explique em que consiste a Classificação ABC.
A Classificação ABC é uma ferramenta utilizada a fins de classificação dos diferentes tipos de itens mantidos em estoque de acordo com sua movimentação de valor. Ela impõe uma regra em sua utilização que é denominada 80/20, isso se dá pois aproximadamente 80% das vendas de uma operação são responsáveis por somente 20% de todos os tipos de itens estocados.
A vantagem na utilização deste sistema é a classificação em A, B ou C, que são divididos de acordo com os fatores como custos e quantidades. Os itens importantes são em pequena quantidade e de maior valor, logo, devem ser controlados de forma rigorosa. A partir dele, é possível que os gestores concentram-se em controlar os itens mais significativos:
...