A CIÊNCIA POLITICA
Por: Mariahelena0055 • 10/2/2019 • Trabalho acadêmico • 304 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UNIDADE DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Aluno(a): Maria Helena de Souza Rocha
Matrícula: 17113110233
Polo Tres Rios
Ciência Política
1 – Poder paterno: poder familiar, com destaque na figura do pai que exerce autoridade sobre o filho, no interesse do filho.
Poder despótico: poder imposto sobre terceiros, como no de funcionários de uma fábrica que prestam obediência ao patrão, visando o interesse do patrão.
Poder político: Praticados por representantes de um certo número de pessoas, impactando diretamente nessas mesmas pessoas, buscando interesses de ambos.
2 –Governo de um só = Monarquia/Tirania
Governo de poucos = Aristocracia/Oligarquia
Governo de muitos = Politeia/Democracia
3 –Poder econômico: regulado por posses ou bens os indivíduos que tenham posse de maior quantidade de proventos se destacam como peças necessárias em meios de escassez servindo como moeda de troca para os menos favorecidos, sendo o trabalho o meio de troca principal.
Poder ideológico: é aquele encontrado em uma minoria de pessoas que acumulam sabedoria e conhecimento sobre diversos temas e assuntos, o que o faz figurar no posto de autoridade sobre suas idéias e influencias.
Poder político: tipo de poder que , diante da posse dos instrumentos necessários e da suficiência dos meios, impõe a força para a conquista de objetivos.
4 –É uma relação paralela e dependente onde o Estado garante a sua legitimidade através do seu poder político agindo de acordo com seus interesses que deve ser, em tese, o mesmo que o da sociedade a qual representa, usando os meios necessários à manutenção da ordem publica, fazendo o uso da violência institucionalizada para tal, caso assim seja exigido, na proporcionalidade da força física.
...