A CONFEITARIA INCLUSIVA
Por: raquella77 • 16/7/2022 • Trabalho acadêmico • 2.933 Palavras (12 Páginas) • 171 Visualizações
Faculdades Metropolitanas Unidas
CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA
RAQUEL ARAUJO
Projeto Aplicado III
As ações da confeitaria inclusiva em plena pandemia
SÃO PAULO
2021
RAQUEL ARAUJO
Projeto Aplicado III
As ações da confeitaria inclusiva em plena pandemia
Trabalho apresentado no Curso de Gestão Financeira instituição de ensino superior FMU, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Projeto Aplicado.
Orientadoras:
Prof.ª. Elizabeth Gelardine Barone
Prof.ª. Josiane Lira
SÃO PAULO
2021
RESUMO
Uma confeitaria inclusiva que assiste uma pandemia mundial com isolamento social e diversas restrições impostas, um problema que não é exclusivo, mas que precisa continuar funcionando, pois, as alergias não param e nem dão um tempo.
A análise aborda e explora, as estratégias a serem aplicadas em um negócio inclusivo que entra no segundo ano consecutivo de restrições e precisa manter as portas abertas.
No ano anterior apresentamos recomendações e sugestões para as diversas mudanças no negócio, inclusive a sua expansão. Neste conteúdo vamos analisar o que foi aplicado e formular novas propostas para enfrentar o segundo ano pandêmico.
Palavras-chave: Confeitaria, negócio inclusivo, alérgicos, alimentos especiais, estratégia, pandemia, pequenas empresas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
1.1 Justificativa do projeto 9
1.2 Objetivos do Projeto 9
1.3 Objetivos específicos 10
2 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 11
2.1 Escopo do projeto 11
2.2 Entregas do projeto 11
2.3 Estrutura Analítica do Projeto (EAP) 12
2.4 Cronograma do projeto 13
2.5 Orçamento do projeto 14
2.6 Organização do projeto 15
2.6.1 Contatos Externos 15
2.6.2 Estrutura interna 16
2.6.3 Papéis e responsabilidade 16
2.7 Plano Base do Projeto 17
2.7.1 Plano Inicial 17
2.7.2 Modelagem do projeto PM Canvas 17
2.8 Plano de gerenciamento de Projeto 19
2.9 Plano de Encerramento 20
3 CONCLUSÃO 21
4 REFERÊNCIAS 22
APÊNDICES 23
INTRODUÇÃO
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que no universo das pequenas empresas brasileiras 31% delas mudaram o seu funcionamento e que aproximadamente 59% interromperam as atividades temporariamente. A pesquisa revela também que antes mesmo da pandemia iniciar 73% não tinham uma saúde financeira estável.
Em paralelo com as demissões em massa ao longo de 2020, muitos trabalhadores demitidos se tornaram microempreendedores. Mas em torno de uma crise sempre tem aqueles que conseguem sobressair.
Esse conjunto de eventos contribuiu para que Doces de Davi fosse mais uma empresa brasileira tentando manter seu negócio, funcionando dentro de um cenário pandêmico além de inovar para atrair e manter os seus clientes.
Doces de Davi é uma confeitaria inclusiva criada para pessoas com restrição alimentar. A empresária Priscila Lorente criou o negócio a partir da necessidade em adaptar receitas que seu filho Davi pudesse consumir.
Esse mercado inclusivo cresce a cada ano e está longe da saturação e considero um nicho com perspectivas de desenvolvimento em larga escala nos próximos anos.
Justificativa do projeto
Idolatro aquelas reportagens de pequenos negócios que era uma portinha no fundo da residência e que depois de muita luta consegue se destacar no mundo empresarial. E uma das sensações principais que sinto é admiração pela coragem do empresário em ser firme no seu propósito.
Quando escolhi a Doces de Davi para analisar, sugerir e recomendar alguns ajustes foi com um olhar minucioso, carinhoso, porém profissional. No ano anterior apresentamos recomendações e sugestões para as diversas mudanças no negócio, inclusive a sua expansão.
O ano de 2020 para o mundo de empreendedorismo não fechou conforme prevíamos e o ano 2021, está prometendo ser pior que os últimos 12 meses em todas as ações para o combate a pandemia. Obviamente apesar de um ano complexo, os aprendizados foram extremamente importantes.
A alternativa de fechar é a última opção. Vamos analisar qual foram as propostas apresentadas, o que mudou nos últimos meses e quais serão os próximos passos para um novo ano atípico.
- 1.2 Objetivos do Projeto
Segundo a evolução da crise, os empreendedores em geral tiveram que criar, na medida do possível, ações de curto prazo para conseguir elaborar ações futuras. O médio e longo prazo o que era certo, era um cenário de incertezas.
O que aconteceu em 2020 ainda vai se desdobrar para este ano, porém Doces de Davi fez uma análise dos problemas que persistiam ou que foram agravados para ajustar sua estratégia para o próximo ano.
Sabemos que o ano de 2020 foi um ano que será marcado por parte de avanços do Digital. O que poderia levar até anos em ser implementado, levou meses. Exigiu agilidade, flexibilidade e compreensão de todos os envolvidos.
Para Doces De Davi, tivemos um olhar humanizado e com novas perspectivas, conseguimos traçar um grande objetivo para este ano de 2021 que irá se desdobrar futuramente em diversas ações a médio prazo.
...