A Construção de Uma Comunidade pedagógica “um diálogo”
Por: fabio0606 • 18/6/2018 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 1.063 Visualizações
A construção de uma Comunidade pedagógica “um diálogo” (cap. 10)
INTRODUÇÃO
A autora propõe nesse capítulo que o diálogo é um instrumento necessário aos profissionais da área de pedagogia, assim, procurou novas práticas de ensino que ultrapassasse fronteiras. Nesse sentido, embora muitos pensadores críticos tenham posições diferentes, a fim de partilharem suas ideias contra o ensino, é proposto pela autora que haja uma mudança de pensamento entre professores, acadêmicos e pensadores críticos cujo objetivo é romper as barreiras que naturalmente surgem motivadas pela classe social, raça, gênero, pelo estigma profissional e outras diferenças que venham a surgir.
Em seu primeiro diálogo a autora procurou estabelecer modelos para intercâmbios críticos entre homens e mulheres e acadêmicos negros. Já no segundo diálogo pautou em obter solidariedade, entre pensadores feministas progressistas brancos e negros. Contudo, o que se viu nesses dois casos foi à existência de divisões entre si, com a finalidade de não perder o contato, observou que o diálogo público como instrumento de intervenção é útil na transformação do ensino. Entretanto, para atingir este objetivo, em sua coletânea de ensaios procurou questionar grupos acadêmicos brancos do sexo masculino, representado por privilégio, poder ou hierarquias opressoras e grupos marginalizados compostos por mulheres de todas as raças e etnias e homem de cor.
Cabe ressaltar que a autora procura estabelecer uma atmosfera cultural em que os preconceitos fossem questionados e derrubados. E que não ficassem restritos apenas ao sistema de dominação existente, na medida em que afetam o ensino, como se ensina e o que vai ser ensinado. Diante disso, aproveitando o embate no campo das ideias buscou dialogar com filósofo Ron Scapp, embora defendessem opiniões diferentes, possibilitando assim, a construção de solidariedade na criação de espaço de confiança emocional onde possam ser alimentadas a intimidade e mútua consideração.
Enfim, a mudança será oportuna quando a sociedade pedagógica se unir em um único objetivo, eliminando os preconceitos, as diferenças, aceitando, ouvindo e construindo uma porta para o diálogo.
...