A Controladoria Contábil
Por: Franciele Oliveira • 20/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.195 Palavras (9 Páginas) • 242 Visualizações
CONTROLADORIA CONTÁBIL
Instituto de Gestão e Direito - UNIUBE - Universidade de Uberaba
Uberlândia – MG
RESUMO - A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, que tem como objetivo auxiliar os gestores da empresa no processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico e organizacional.
Palavras-chave: controladoria,contabilidade,controller.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. SURGIMENTO DA CONTROLADORIA CONTÁBIL
3. AS ATIVIDADES DA CONTROLADORIA.
3.1. FUNÇÕES TÍPICAS DA CONTROLADORIA.
4. CONTROLADORIA CONTÁBIL x EMPRESA
4.1. AS FUNÇÕES DO CONTROLLER
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
A controladoria ou contabilidade gerencial atualmente é um instrumento administrativo de extrema importância, utilizado para a tomada de decisões nas modernas organizações. Com o surgimento desse seguimento, desenvolvimento das civilizações e a ascensão industrial, a controladoria obteve maior importância devido ao aparecimento das grandes empresas comerciais, resultando também a globalização nos anos 90. Partindo desse ocorrido, através da economia atual no mundo e de suas devidas exigências, as empresas têm como obrigação se manter sempre atualizadas, aptas a qualquer tipo de mudanças.
A controladoria tem como função dentro das organizações gerarem informações confiáveis, supervisionar os setores da contabilidade, finanças, administração informática e recursos humanos, auxiliando todas as tomadas de decisões nas organizações, e têm também como objetivo monitorar constantemente as mudanças tecnológicas do mercado, sistema de gestão, apontando os caminhos adequados a serem seguidos pelas empresas.
Após a revolução industrial no século XVIII e a disseminação desse movimento a nível mundial no século XIX, os ramos da administração e da contabilidade começaram a ganhar mais importância.
Dentre diversos ramos da administração, a controladoria ou contabilidade gerencial têm ganhado grande destaque no meio empresarial nas últimas décadas devido a sua essencial função nas tomadas de decisões dentro do meio administrativo. Após as duas revoluções industriais e desenvolvimento tecnológico a contabilidade e a administração têm evoluído de tal forma que por sua vez pôde desenvolver nos seu meio a contabilidade gerencial.
Esse segmento é exercido desde a antiguidade com as transações remotas, com demandas de produtos de troca. Era conhecido também como controles gerenciais simples, tendo como função suprir as informações certas às organizações, e sofreu grande evolução a partir da revolução industrial.
2. SURGIMENTO DA CONTROLADORIA CONTÁBIL
A controladoria surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, com o crescimento empresarial e mais tarde com fusões dessas empresas, formando grandes organizações e consequentemente aumentando a complexidade de suas atividades. No Brasil foi incorporada a prática empresarial com a instalação das multinacionais americanas no país, como a General Motors.
A controladoria tem como característica básica a função de garantir informações que se concentra o grande trabalho, tendo como pilar vários campos de conhecimento como economia, contabilidade, custos, sistemas de informação, finanças, meio ambiente, entre outras e da Controladoria fornecer aos administradores das empresas a informação que eles precisam para atingir seus objetivos e tomarem as decisões de modo eficaz e eficiente.
Esta visão assume a sequência desde o início como análise, informação e decisão.
3. AS ATIVIDADES DA CONTROLADORIA
A primeira atividade a ser desenvolvida pela controladoria refere-se à estipulação de parâmetros ou padrões de controle, que são definidos como as referências em relação às quais o desempenho da organização será comparado.
Os parâmetros de controle dividem-se em:
• Quanto à forma:
1. Unitários;
2. Intervalares.
• Quanto à origem:
1. Internos;
2. Externos.
Uma vez definidos os padrões de controle, a Controladoria necessita elaborar a projeção agregada dos resultados de todos os setores da organização. Para isso, ela deverá desenvolver um sistema de planejamento e controle orçamentário que possibilite a elaboração de projeções e simulações, considerando diferentes cenários, dos resultados operacionais, econômicos e financeiros da organização. Assim, os resultados projetados devem refletir a interação e os objetivos conflitantes existentes entre todos os subsistemas que compõem a organização.
Projetados os resultados, a controladoria passará a elaborar a análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle previamente estabelecidos. Esta comparação objetiva apurar a existência de diferenças, denominadas desvios, entre os resultados e os padrões de controle.
Após apurada a existência de desvios, a controladoria deverá elaborar a análise da relevância, que visa apurar se os desvios são relevantes em termos de comprometimento dos objetivos organizacionais. Para isso, a controladoria faz uso dos padrões de controle do tipo intervalo, classificando os desvios em desvios de baixa relevância (situação amarela) e desvios de alta relevância (situação vermelha). Caso seja apurado um desvio de baixa ou alta relevância, a controladoria deverá elaborar alternativas para uma possível solução do desvio ou problema, as quais serão repassadas aos gestores responsáveis pelos diversos setores organizacionais responsáveis pela ocorrência do desvio.
A partir do momento em que as informações são repassadas aos gestores, a responsabilidade pela tomada de decisão ou escolha de qual alternativa utilizar será exclusiva deles.
...