A Exportação de Carne Bovina
Por: Titielem • 11/4/2021 • Resenha • 496 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
EXPORTAÇÃO BRASILEIRA
INTRODUÇÃO
De acordo com o dicionário, commodity diz respeito a: “produtos de qualidade e características uniformes, que não são diferenciados de acordo com quem os produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura internacional”. Commodities são artigos de comércio, bens que sofrem poucos processos de alteração. Muitos podem achar que commodity é matéria-prima, pelo motivo de ser um produto utilizado para produzir outros produtos. Mas, a diferença é que matéria-prima se refere a bens primários quaisquer sem haver precisão econômica. Ao ser convertida, economicamente, em commodity, uma matéria-prima ou produto tem valor unitário padrão fixado, o que normalmente é feito a partir de um preço-base determinado em uma bolsa de valores internacional. A carne bovina brasileira, é sobretudo uma commodity. Para melhor entendimento, analise a frase a seguir: ‘o preço da arroba do boi aumentou significativamente nos últimos meses e está implicando todo o mercado nacional’. Nessa situação, a carne de gado é a matéria-prima e a “arroba de boi” é a commodity. Porém, isso não quer dizer que carne commodity é sinônimo para qualquer carne, pois ela deverá apresentar e seguir padrões e especificações de qualidade.
Exportação de Carne Bovina
Um dos maiores produtores de carne bovina no mundo é o Brasil. Isso se dá pelo alto investimento em tecnologias que aumentaram não apenas a produtividade como também a qualidade da carne brasileira, tornando-se mais competitiva no mercado, exportando para vários países.
Em 2019, houve uma alta de preço significativo no mercado interno, principalmente nos meses de novembro e dezembro, chegando a 8% de aumento. No Brasil, a manufatura de carne bovina é muito relevante, pois colabora e estimula a nossa economia de uma maneira bem satisfatória, ocupando a 6ª colocação no Ranking dos Principais Produtos Exportados pelo Brasil.
Em janeiro de 2021 a carne bovina brasileira fechou o valor correspondente em a US$484,00 milhões, representando uma queda de 13,9% comparado a janeiro de 2020, que teve o resultado de US$562,0 milhões que foi um recorde histórico, conforme ilustrado no gráfico abaixo:
[pic 1]
A propósito, a carne bovina embarcada apontou queda em janeiro de 2021, de 8,6% comparando a janeiro de 2020, mesmo assim, manteve-se com o segundo maior resultado do histórico.
O preço médio da carne bovina exportada do Brasil ainda não voltou ao mesmo patamar de 2011, mas vem apresentando um aumento conforme o gráfico abaixo:
[pic 2]
Conforme falado no início deste trabalho (commodities), o preço do boi gordo brasileiro perdeu competitividade frente aos seus principais concorrentes que acarretou nesta queda da exportação.
Os Principais Destinos das Exportações de Carne Bovina
[pic 3]
A China é o principal destino das exportações da carne brasileira, o produto está na lista dos principais produtos exportados para China, seguido por: Hong Kong, Egito e Chile.
Ranking da Exportação de carne de bovino por Estado
[pic 4]
Conforme dados do COMEXSTAT, em 2020, o Estado do Mato Grosso, seguido por São Paulo e Goiás lideraram o Ranking das exportações de Carnes Bovinas no Brasil.
...