A GESTÃO DA QUALIDADE
Por: izabele.silva • 16/11/2022 • Relatório de pesquisa • 841 Palavras (4 Páginas) • 85 Visualizações
[pic 1] ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Maria Izabele Ferreira da Silva
COMPONENTE: GESTÃO DA QUALIDADE
TUTORA: ANA CRISTINA RUOSO
ATIVIDADE Nº: SEMANA 07 - ATIVIDADE AVALIATIVA 07
POLO: CAMAÇARI –BA
RECIFE, 15 DE NOVEMBRO DE 2022
Introdução
A metalúrgica JT Cadeados vem desenvolvendo melhorias para os seus processos e produtos, com isso foi orientado o uso da EMQ’s (Equipe de melhoria da qualidade) para melhorar os desenvolvimentos de planos de ações, a equipe foi criada de forma compulsória pelo gerente industrial no qual é formada por 7 pessoas temporárias que terão a missão de solucionar um determinado problema.
O método a ser utilizado será foco na solução do problema criado por John Dewey, o processo é composto por seguintes passos definidos para obter assertividade na solução dos problemas:
- Definir o problema a ser estudado
- Coletar dados referente ao problema
- Propor soluções alternativas
- Selecionar uma das ações propostas
- Testar a alternativa com finalidade de obter as informações de sua
- Efetividade
Descrição da empresa
A empresa JT Cadeados vem se desenvolvendo tecnologicamente cada dia mais, trazendo aos seus colaboradores um ambiente de trabalho mais seguro e ágil com objetivo de entregar produtos de qualidade da melhor forma possível.
A JT Cadeados é uma empresa do ramo metalúrgico que oferece aos seus clientes cadeados de alto nível de qualidade, atundo em toda américa latina. A JT cadeados conta com um quadro de colaboradores 1.100 profissionais altamente qualificados.
Formação da EMQ
- Padrinho: Gerente industrial (Melina)
- Lider: Supervisor da Qualidade (José Thiago)
- Membros: Rodrigo (Qualidade), Maycon (Qualidade), Peterson (Processo),
Luiz Alberto (Processo), Luana (Qualidade).
Identificação do problema
A equipe de melhoria da qualidade tem a missão de solucionar um problema referente as movimentações dos colaboradores das áreas não produtivas como por exemplo: administração, qualidade, processo etc., foi identificado que alguns colaboradores atrasos de respostas in-loco e cansaço excessivo.
Coletada de dados
Foi coletado por uma semana a quantidade metros percorridos de seis colaboradores da área de processo e qualidade.
[pic 2]
Os dados coletados foram comparados com a média de outros setores, no qual foi identificado similaridade de movimentações, com isso foi possível realizar uma reunião para definir as propostas de melhorias.
Para conferência de tempo, foi levantado que o comprimento de perna de um adulto é da ordem de 1m, sendo assim, um adulto de estatura média anda em uma velocidade média de 1m/s ou 3,6 km/h, seguindo esse raciocínio um colaborador perde em média de 2h14m apenas andando pela empresa.
Proposta de soluções
A EMQ realizou um brainstorming para definir as possíveis soluções para dar agilidade e diminuir o tempo levado para percorrer os trajetos que os colaboradores realizam em seu dia-dia, as soluções pontuadas foram:
- Colocar mais colaboradores para dividir as demandas.
- Adaptar a empresa para o uso de hoverboard.
- Melhorar o layout da empresa.
Ação escolhida
Após os estudos realizado pela EMQ, foi selecionado que a melhor opção seria “Adaptar a empresa para o uso de hoverboard” com isso há possibilidade de agilizar o tempo de resposta de diminuir o cansaço dos colaboradores tornando a empresa mais tecnológica.
[pic 3]
Para a escolha da opção foi desenhado um layout da empresa para verificar as rotas necessárias e realizar os cálculos importantes para implementação do projeto.
...