A GESTÃO DA QUALIDADE
Por: Marília de Arruda • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 869 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO [pic 1]
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE
Anna Carolina Barcellos Amendola
Cristiane do Nascimento Alonso
Gilda Alice Severo Neta
Marcela Pontes Velloso
Marília Torquato da Rocha de Arruda
Luiz Henrique
Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2013.
ANNA CAROLINA BARCELLOS AMENDOLA
CRISTIANE DO NASCIMENTO ALONSO
GILDA ALICE SEVERO NETA
MARCELA PONTES VELLOSO[pic 2]
MARÍLIA TORQUATO DA ROCHA DE ARRUDA
LUIZ HENRIQUE
Alunos do Curso Superior de Tecnologia da UCB.
GESTÃO DA QUALIDADE
[pic 3]
Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2013.
DIMENSÕES DA QUALIDADE
Moller (2002) desmembra a qualidade em cinco dimensões. Na seqüência destacam-se as definições das dimensões pensadas pelo autor, a saber: qualidade pessoal, departamental, de produtos, de serviços e da empresa.
- Qualidade pessoal: é o alicerce de todas as qualidades. Para começar o desenvolvimento da qualidade em uma organização ou empresa. Conforme Moller (2002, p. 18), “a qualidade pessoal pode ser definida como a satisfação das exigências e expectativas técnicas e humanas da própria pessoa e das outras”;
- Qualidade departamental: constitui a base organizacional de uma empresa para desenvolvimento da qualidade. Para Moller (2002, p. 119), “a qualidade departamental pode ser definida como o quanto um departamento como um todo satisfaz às exigências e expectativas técnicas e humanas dele mesmo e do mundo exterior”;
- Qualidade de produtos: dispõe a oferecer produtos e serviços que atendam às exigências e expectativas dos clientes, sendo dividida em duas etapas: a qualidade do produto pelo ponto de vista do produtor e a qualidade do produto pelo ponto de vista do consumidor.
Em termos do processo de produção, a qualidade do produto pode ser definida como: O grau até o qual um produto satisfaz os requisitos descritos na sua especificação. [...] Em termos de mercado, a qualidade do produto pode ser definida como: O grau até o qual um produto satisfaz as exigências dos clientes, com respeito à função e ao gosto (MOLLER, 2002, p. 153).
- Qualidade de serviços: a qualidade no setor de serviço tem um lugar de destaque e bastante especifico. O serviço passa a ser de qualidade quando é capaz de satisfazer, agradar e é adequado ao
uso planejado; assim a qualidade passa ser a maior vantagem competitiva do setor de serviços. Para Moller (2002, p. 155), “toda organização de serviços deve se assegurar de que a qualidade dos seus serviços satisfaça constantemente às exigências daqueles segmentos de mercado para os quais ela decidiu dirigir seus esforços”.
- Qualidade de empresa: é o envolvimento de todos os requisitos das qualidades citadas anteriormente. Buscam melhorar a qualidade de seu pessoal, departamentos, produtos e serviços, e assim, influenciar a organização como um todo. Para Moller (2002, p. 161), “a qualidade da empresa pode ser definida pelo grau até o qual o desempenho global de uma empresa ou organização satisfaz às exigências e expectativas técnicas e humanas”.
COMO JULGAR A QUALIDADE PESSOAL?
- Pode haver uma grande diferença entre aquilo que uma pessoa é capaz de fazer e aquilo que ela realmente faz.
- O desempenho de uma pessoa pode oscilar muito em diferentes situações.
- Pessoas diferentes tem desempenhos diferentes quando estão fazendo o melhor possível.
Para desenvolver a qualidade pessoal é necessário entender essas três declarações.
A qualidade pessoal começa com os próprios padrões do indivíduo para a qualidade pessoal.
...