A Gestão Brasileira
Por: paulinho25 • 25/5/2017 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
ALCIDES BARBOSA DA SILVA NETO
GUILHERME AUGUSTO DA SILVA HELIODORO
GUILHERME GOMES OLIVEIRA
PAULO HENRIQUE DA FONSECA
RICKSON ALVES LEAL
THAMIRIS STHEFANE VIANA
ATIVIDADE DO JÚRI - GRUPO ACUSAÇÃO
Parte Escrita
BELO HORIZONTE
2017
A Gestão Brasileira
Os modelos de gestão em nosso país foram se moldando ao longo das ultimas décadas. Seguindo os moldes de sucesso implantados por empresários americanos e europeus, que alcançaram o sucesso utilizando além de seus próprios conceitos ,métodos e técnicas criadas por grandes estudiosos da área como Ford, Taylor e Fayol, mas houve uma grande caminhada até o cenário atual.
No Brasil, onde desde os primórdios da industrialização, teve seus empresários dos mais diversos ramos, buscando o lucro incessante, e definhando a vida útil de seus empregados, deixando a saúde em segundo plano ,e não se preocupando com a especialização de sua mão de obra, sendo um dos principais pontos negativos , que se abrange até os dias atuais. Além de Modelos centralizados e mal aplicados que retardavam a produção e enfraqueciam a economia.
Com o Advento da globalização e das especializações na área, uma verdadeira mudança no cenário empresarial ocorreu, surgindo cargos e áreas especificas para os diversos processos das empresas, e a descentralização é um grande exemplo positivo. Trazendo um método de decisão especificado em áreas ou cargos, descentralizou o poder de decisão dos cargos mais altos das empresas, gerando ganho de tempo e dinheiro. Além disso ,o próprio processo de centralização se tornou mais flexível ,adaptável e preciso, diminuindo as chance de erro de decisões, de segmentos, processos e projetos, envolvidos em seu meio.
Mesmo ainda havendo pontos negativos dentro da gestão atual como, a falta de alinhamento entre as áreas, planejamento equivocado ou mal executado, processo altamente dependente da economia externa é claramente notável a melhora em nosso sistema organizacional.
Tendo em vista os aspectos observados, podemos concluir que nossa gestão empresarial está no caminho certo. A cada dia os profissionais buscam novos modelos e técnicas para o desenvolvimento das empresas. E mesmo ainda constatando meios obsoletos na área podemos dizer que estamos no caminho certo para alcançarmos uma gestão prospera, correta e abrangente, fazendo das empresas atuantes no Brasil referencia ao redor do mundo.
Autor: Paulo Henrique da Fonseca,2017
...