TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica FGV

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Minas Móvel

Junho/2019

[pic 2]


Elaborado por: Caleb Costa Ribeiro

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Turma: 0519-9_2


Tópicos desenvolvidos

        Ações estratégicas desenvolvidas para a melhoria dos seguintes processos da Minas Móvel:

  • Produção
  • Distribuição
  • Logística
  • Serviços


Apresentação e objetivo

        Com as oportunidades de expansão e evolução dos negócios, a Minas Móvel, empresa de desenvolvimento de sistemas de informação, vê a necessidade de também evoluir seus processos administrativos e usar de forma mais estratégica a gestão da tecnologia disponível.

        Assim, esse trabalho tem por objetivo auxiliar na adequação dos recursos tecnológicos e seu uso aos objetivos da empresa, melhorando os processos de produção, logística e distribuição dos seus serviços a fim de agregar valor tanto a esses serviços, quanto à imagem da empresa. Para isso, será necessário levantamento de dados sobre o atual cenário da gestão tecnológica do empreendimento.

        Pensando nisso, a Minas Móvel solicitou a um Gestor de T.I. que desenvolvesse e implantasse um novo serviço de banco de horas, que pudesse atender às necessidades gerais das empresas, otimizando o tempo do setor de recursos humanos.


Desenvolvimento

        Como a Minas Móvel é uma empresa do ramo de sistemas de informação, ramo o qual nunca para de evoluir, ela precisa acompanhar essa evolução otimizando seus processos e, assim, otimizando o serviço prestado, seja ele de consultoria ou de desenvolvimento de sistemas.

        Somente acompanhando as novidades do ramo é que a empresa conseguirá obter vantagem competitiva, pois com essas novidades, surgem oportunidades de adquirir novas ferramentas, conhecimentos ou desenvolver novas técnicas. Além disso, num mercado cada vez mais globalizado, faz-se necessário a tentativa de antever boas estratégias e implantar primeiro, para que se destaque perante o mar vermelho de concorrentes.

        Para isso, a Minas Móvel precisa ter um bom posicionamento estratégico em todos os âmbitos da implantação do novo serviço de banco de horas para que haja um impacto positivo sem atrapalhar o serviço prestado vigente.

Serviços

        O novo serviço de banco de horas oferecido pela Minas Móvel visa otimizar o tempo do profissional do setor de recursos humanos, ou seja, automatizar ainda mais o lançamento das horas trabalhadas por funcionário, bem como suas faltas ou atrasos, disponibilizando o autosserviço da justificativa do atraso ou falta no momento da leitura da digital.

Assim, ao fim de cada semana ou mês, o R.H. já terá todas as justificativas em sistema, bastando apenas valida-las, quando necessário, como em caso de recolhimento ou recebimento de atestados médicos. Assim, o Processo Gerenciamento Estratégico para Serviços de TI da ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) estará sendo executado, haja vista que esse serviço é um novo plano que ocupa posição estratégica no mercado, por ser uma novidade. Cabe também a esse processo a garantia de que os resultados esperados sejam atingidos.

Esse novo serviço também coloca em prática o Processo de Gerenciamento de Portfólio de Serviço, ampliando os serviços ofertados pela Minas Móvel e melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Produção

        O Processo de Coordenação de Desenho do Serviço deve focar nas melhores soluções para otimização do serviço. Sugere-se que o software seja capaz de, além de computar horas trabalhadas e pontualidade por digital, dispor de justificativas recorrentes de atrasos ou faltas em tela e o próprio funcionário possa assinalar o motivo da irregularidade, bem como os motivos de horas extras. Essas opções de justificativas poderão ser alimentadas no sistema pelo próprio R.H. previamente.

        É muito importante que o novo serviço tenha o Processo de Gerenciamento de Nível de Serviço, realizando um contrato entre clientes e Minas Móvel para que ambos estejam respaldados sobre os níveis de serviço de devem ser entregues. Isso assegura que vários parâmetros devem estar em conformidade com o contratado, caso contrário, o responsável deverá arcar com as consequências previamente estabelecidas também em contrato.

        Dentre vários processos importantes na fase de produção do serviço, destaca-se o Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade do serviço, que estarão também presentes nos parâmetros do acordo de nível de serviço. É essencial que esse serviço esteja disponível em todo o tempo ativo da empresa, haja vista que a qualquer momento ele pode ser usado pelo funcionários, já que existem situações imprevistas de horário de chegada ou saída desses. Além disso, a capacidade é fator relevante, pois espera-se que a empresa não precise acionar a Minas Móvel reclamando de incapacidade de cadastro de colaboradores no sistema.

Logística

        A Minas Móvel precisa de um planejamento detalhado e um cronograma de implantação seguido à risca para que não atrapalhe o serviço prestado aos seus clientes. Para isso, deve-se compreender e aplicar perfeitamente o Processo Planejamento e Suporte da Transição, que visa realizar a transição do serviço vigente para o novo serviço sem que isso prejudique o banco de horas e o serviço do R.H., além de perceber e coordenar os recursos que essa transição requer.

        Esse processo deve estar bem relacionado com o Processo de Gerenciamento de Mudanças, que também tem a finalidade de realizar boas mudanças, sem que essas interrompam o serviço de registro de banco de horas prestado ou minimize essas interrupções para maior satisfação do cliente e melhor qualidade do seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (784 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com