A HIERARQUIA DE VALOR PARA O CLIENTE
Por: Rafa Carneiro • 7/12/2017 • Resenha • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 3.067 Visualizações
CAPITULO 12-DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE PRODUTO
DEFINIÇÃO DE PRODUTO: É tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, incluindo bens físicos, serviços, experiências...etc.
NÍVEIS DE PRODUTO: A HIERARQUIA DE VALOR PARA O CLIENTE
Cada nível agrega mais valor para o cliente:
- Benefício Central: O serviço ou benefício que o cliente está realmente comprando. Ex: o hospede de um hotel esta comprando “pernoite e descanso” o de um carro “um meio de transporte”.
- Produto básico: Deve-se transformar o beneficio central em produto básico. Ex: no caso do hotel incluir cama, toalha, banheiro.
- Produto esperado: Se espera uma serie de atributos e condições que os compradores normalmente esperam ao comprar tal produto. EX: No hotel, cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem e tranquilidade.
- Produto ampliado: Que excede as expectativas do cliente.
- Produto potencial: Que abrange todos os possíveis incrementos e transformações que o produto deve se submeter no futuro. É nessa esfera que as empresas buscam diferenciar e satisfazer as necessidades dos clientes.
CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS
Os produtos são classificados de acordo com suas características de durabilidade, tangibilidade e uso.
Durabilidade e tangibilidade: Os produtos recaem em três grupos de acordo com sua durabilidade e tangibilidade, são eles: Bens não duráveis(bens tangíveis ñ duráveis: shampoo, cerveja), Bens duráveis(bens tangíveis duráveis: geladeira, roupas) e serviços(bens intangíveis: cortes de cabelo)
CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO:
- Bens de conveniência: São aqueles que o consumidor compra com frequência, imediatismo e um mínimo de esforço. Se dividem em: básicos(comprados com regularidade: creme dental, biscoitos); Bens de impulso(Comprados sem planejamento: doces, revistas); Bens de emergência(comprados mediante uma necessidade: guarda-chuvas)
- Bens de compra comparada: São aquelas que o cliente costuma comparar no tocante a adequação, qualidade, preço e modelo.
- Bens de especialidade: Apresentam uma característica ou identificação de marca singulares pelas quais um número suficiente de consumidores esta disposto a fazer um esforço extra pela compra. EX: Carros(Mercedes). Geralmente esses bens não tem envolvem comparações.
CLASSIFICAÇÃO DE BENS INDUSTRIAIS:
- Materiais e peças: São bens que entram no processo de fabricação dos produtos manufaturados: matéria-prima, materiais e peças.
- Bens de capital: São aqueles de longa duração que facilitam o desenvolvimento ou o gerenciamento do produto acabado: instalações e equipamentos.
- Suprimentos e serviços empresariais: são bens e serviços de curta duração que facilitam o desenvolvimento ou o genrenciamento do produto acabado: iens de manutenção e reparo, suprimentos operacionais.
HIERARQUIA DE PRODUTO:
A hierarquia de produto inclui desde necessidades básicas até itens específicos que suprem essas necessidades, são identificados 6 níveis:
- Família de necessidades: Diz respeito a necessidade central que sustenta a existência de uma família de produtos.
- Família de produtos: Todas as classes de um produto que podem satisfazer uma necessidade.
- Classe de produtos: Um grupo de produtos dentro da família de produtos que tem reconhecimento.
- Linhas de produtos: Um grupo de produtos dentro de uma classe de produtos que estão relacionados pq desempenham função similar.
- Tipo de produto: Um grupo de itens dentro de uma linha de produtos que compartilham uma das diversas forma possíveis de produto
- Item (unidade especifica de estoque ou variante de produto): uma unidade distinta dentro de uma marca ou linha de produtos que se distingue por tamanho, preço, aparência.
SISTEMA E MIX DE PRODUTOS
Um sistema de produto é um grupo de itens diferentes porém relacionados, que funcionam de maneira compatível: Ex smartphone(fones, cabos, capas protetoras, alto falantes, bateria). Um mix de produto é o conjunto de todos os produtos e itens que uma empresa põe a venda. O mix de produtos de uma empresa possui abrangência(quantidade de produtos a venda), extensão(número total do mix), profundidade(Quantas opções de cada linha) e consistência.
ANALISE DA LINHA DE PRODUTO
- Produto central;
- produtos básicos;
- Especialidades;
- itens de conveniência.
AMPLIAÇÃO DE LINHA
Cada linha de produto está situada em uma faixa de preço. A ampliação de linha acontece quando uma empresa estende sua linha de produtos para além de sua faixa atual, seja mercado abaixo, acima ou em ambos os sentidos.
- Ampliação mercado abaixo: lançar uma linha com preços mais baixos
- Ampliação mercado acima: as empresas podem desejar entrar na faixa superior do mercado para alcançar maior crescimento, obter maiores margens ou se posicionar como fabricante de linha completa.
- Ampliação dupla: As empresas que atendem o mercado médio podem decidir ampliar sua linha nos dois sentidos.
DETERMINAÇÃO DE PREÇO DO MIX DE PRODUTOS
- Preço para a linha de produtos: preço principal, envolve gradação de preço (ternos de variados preços)
- Preço para características opcionais: produtos adicionais ao produto principal (itens de carro)
- Preço para produtos cativos (produtos cativos ex: lamina de barbear)
- Preço composto (taxa fixa e outra variável. Ex telefonia)
- Preço para subprodutos (a venda de subprodutos do produto principal. Ex. açúcar-bagaço de cana)
- Preço para pacote de produtos(produtos vendidos em pacote)
EMBALAGENS
É definido como o conjunto de atividades de design e produção do recipiente que envolve um produto. A embalagem é o primeiro contato do comprador com o produto., se ficiente atrai o comprador e estimula a escolha do produto.
...