A Negociação é o uso do poder
Por: aline1andrade • 28/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 174 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................02
Quais são as Técnicas de Negociação (Etapa 1) ..............................................03
Qual o papel das Técnicas de Negociação (Etapa 1) .........................................04
Como se dá o Processo de Negociação (Etapa 1) .............................................05
Quais os componentes existentes no Processo de Negociação (Etapa 1) .........06
Conclusão .........................................................................................................07
Referências ...................................................................................................... 08
INTRODUÇÃO
Negociação vem sendo um dos aspectos mais importantes, seja no ambiente profissional como no pessoal. Utilizamos negociação desde uma simples barganha em uma compra de um móvel para nossa residência como em um importante contrato dentro de uma empresa. A negociação é o uso do poder e de informações a fim de influenciar os envolvidos. No ambiente profissional as empresas vem sofrendo constantes pressões e a negociação ajuda a manter-se equilibrada.
No processo de negociação deve-se estar sempre munido de informações e probabilidades que do que pode ocorrer durante o processo, início, meio e fim. Isso é importante pois possibilita o negociador a chegar nos melhores resultados. A negociação é um processo bilateral onde o objetivo é chegar em uma discussão conjunta, que pode favorecer ambos lados, ou entrarem em comum acordo, permite influenciar as pessoas e alcançar os seus objetivos. Pode ser utilizado como uma estratégia onde um dos lados poderá ceder. Temos a tomada de decisão, desde a sua preparação até a execução e a forma de lidar com quem está do outro lado, remete à necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a tomada de decisões em um ambiente de negociação. Hoje a arte de negociar faz parte do dia-a-dia das pessoas e organizações. Na família negocia-se com os pais o horário que da chegada depois de uma festa, uma viagem, um passeio, etc. No trânsito negociamos uma ultrapassagem, um lugar para estacionar na sombra, um lugar para sentar-se dentro de um ônibus, na fila, e em diversas outras situações. O processo de negociação constitui-se em três variáveis básicas: poder, tempo e informações. Em algumas situações podem aparecer mais que uma variável a se negociar. Pela palavra “poder” sugere uma ideia de superioridade, autoridade, capacidade de exercer o controle, de ter direito sobre algo ou alguém. O “tempo” tem significado da sucessão de segundo, minutos, horas, dias, semana e até mesmo décadas, tudo que envolver noção do presente, passado e futuro. É por meio de estratégia de negociação que serão determinadas quais informações são relevantes, quais precisam ser obtidas, quais devem ser apresentadas para a outra parte e quais devem ser mantidas em sigilo.
QUAIS SÃO AS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.
Técnicas de Negociação é o gerenciamento dos processos e negociação onde o ganha-ganha é o principal objetivo. São a habilidade nos relacionamentos interpessoal, apresentar argumentos conforme características do outro negociador.
Desenvolver características que gerem confianças, saber ouvir e comunicar, utilizar clima de cooperação e ser flexível, planejar, executar e controlar a negociação, utilizar estratégias e táticas para tornar a negociação atraente e sensibilizar a outra parte. Desenvolver a capacidade de fazer concessões e superar impasses, levantar dados do relativos ao mercado, concorrências, ações governamentais e aspectos financeiros.
QUAL O PAPEL DAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.
O papel das Técnicas de Negociação é exigir comprometimento de ambas partes, analisar as vantagens, evitar discussão de pontos conflituosos em ambos lados. Ele ainda está associado ao poder da capacidade de influenciar as pessoas ao seu redor, seja ela no ambiente organizacional como no pessoal. É importante obter informação sobre o assunto o qual será abordado, saber dialogar e argumentar na hora certa para se tomar uma decisão eficaz. Quanto maior for sua capacidade de relacionamento, mais fácil tornará o processo de negociação. Manter-se calmo, ter auto controle, saber quais são as prioridades das outras pessoas, quais são seus interesses, suas necessidades, estar aberto a argumentos e claro sempre avaliando se o que está sendo dito tem lógica. Precisa ser amigável, deixar espaço para que a outra parte chegue até você, porém isso não significa que aceitará todas as propostas impostas. Muitas vezes um dos lados acaba cedendo um pouco mais do que se esperava, mas com o intuito de abrir espaços para uma nova negociação. Um bom negociador sempre irá procurar satisfazer ambas as partes, é um jogo de ganha-ganha, a satisfação tem que se mútua.
COMO SE DÁ O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO.
A importância de se conhecer os objetivos da negociação, e conduzi-la no cenário em que a mesma está inserida, bem como a importância de se conhecer o negócio, objeto da negociação, o ambiente e as expectativas em relação ao processo e o conflito que envolveu aquela negociação. Não deixando de lembrar-se ética e concessões que envolvem todo o processo. O início do processo do processo de negociação dá-se pela necessidade de uma das partes em resolver determinado problema ou solucionar um conflito.
QUAIS SÃO OS COMPONENTES EXISTENTES NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO.
Em decorrências dessas diferenças, a negociação envolve um componente fundamental. Um dos objetivos é induzir a outra parte a deslocar-se de sua posição original em direção de novos objetivos. Trata-se do planejamento inicial com a finalidade de obter o máximo de dados e informações a respeito da outra parte, como: histórico das relações, objetivos ideais e reais, presunção da necessidade, planejamento de concessões, conflitos potenciais, expectativas positivas. Alguns outros componentes se destacam como pré-requisitos para uma boa negociação, tais como: comunicação, flexibilidade, justiça, respeito, prudência.
...