A POLITICAS PUBLICAS E SOCIEDADE
Por: RavenaLisboa • 28/9/2022 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Avaliação a Distância - ADI
Disciplina: Políticas Públicas e Sociedade
ALUNO: Ravena Aparecida L. C. Junger MATRÍCULA:19213110270
Cite e explique os três tipos ideais de dominação elencados pelo sociólogo alemão Max Weber. Qual é o tipo ideal de dominação que melhor define as relações que caracterizam o Estado e o capitalismo na modernidade.
- Autoridade Carismática; está vem direta do governante, de seu poder de persuasão, de sua capacidade de convencer e de impressionar seus súditos através de suas palavras e atos.
- Autoridade Tradicional; esta é regida pelas tradições, cultura e costumes passados de gerações a gerações.
- Autoridade Racional-legal; esta por sua vez é regida por regras, leis impostas tanto aos governantes como aos governados do que é permitido e do que é proibido.
Diante dos três modelos de dominação ideal elencados por WEBER percebe- se que a autoridade racional-legal é que esta presente nas relações que caracterizam o Estado e o capitalismo na modernidade. Pois apesar de o mesmo ter passado por vários momentos até o que conhecemos hoje, o estado e o capitalismo são regidos por leis por regras para que o sistema funcione de forma correta e o que se percebe é que mesmo existindo tais leis ainda a falhas no aparelho do estado.
De acordo com Adam Przeworski, aponte os principais dilemas que os partidos socialdemocratas atualmente enfrentam para governar nas democracias liberais de massa.
A participação do processo eleitoral é necessária se quiserem contar com as massas dos trabalhadores, o que gera um obstáculo nos objetos finais: “trabalhar para o dia de hoje ou trabalhar no dia de amanhã”
Outro dilema a luta pelo socialismo que leva ao embourgeoisement, ou seja remodelando tudo e todos,segundo analise de Michels.
Segundo Gay em sua biografia de Bernstein:
“O socialismo democrático, então é impossível? Ou pode ser alcançado apenas se o partido está pronto a abandonar o método democrático temporariamente para tomar o poder pela violência, na esperança deum retorno ao parlamentarismo tão logo o controle esteja assegurado? Certamente, a segunda alternativa contém possibilidades trágicas: um movimento democrático que se vale de métodos autoritários para conseguir seu objetivo pode permanecer um movimento democrático por muito tempo. Ainda a primeira alternativa agarra-se a procedimentos democráticos sob todas as circunstancias-pode condenar o partido a uma continua impotência política”. ( 1970:7).
REFERÊNCIAS:
SILVA, Golias. “Sociologia Organizacional”. Departamento de ciências da administração/ Florianópolis. UFSC [Brasília]CAPES:UAB,2010.
SANTOS, Maria Paula Gomes de; “Políticas Públicas e Sociedade”. Departamento de ciências da administração/ Florianópolis. UFSC 2012.
A SOCIAL DEMOCRACIA COMO FENOMENO HISTORICO/Adam Przeworski
...