TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REINVENÇÃO DAS MULHERES

Por:   •  5/6/2018  •  Artigo  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 9

A REINVENÇÃO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

Rayane Eva Santana de Menezes

Leonia de Oliveira Torres*

RESUMO

 O presente artigo tem como objetivo analisar, a evolução das mulheres no mercado de     trabalho, em pesquisas realizadas pode perceber que a mulher foi e sempre será um tema de muita contestação no Brasil e no mundo. O artigo propõe uma apreciação do ingresso e a relação da mulher no mundo trabalhista, as vantagens e desvantagens da participação feminina no mercado de trabalho. Verifica- se também que a atuação das mulheres em atividades econômicas cada vez mais cresce. As mulheres cada vez mais estão ocupando cargos que eram especificamente para os homens. Considera-se que mesmo com a grande revolução feminina no mercado trabalhista, as mulheres esta em condições de desvantagens em relação aos homens; por ainda existir preconceitos, discriminação e desigualdades. Apesar da existência de todo esse preconceito e desigualdade, muitas lutas já foram ganhas, como por exemplo, as igualdades de salário alem de muitas, que ainda estão por vim, o importante e não perde força de vontade de lutar pelos seus direitos.

  Palavras-chaves: Mulher. Inclusão. Mercado de trabalho. Conquistas

ABSTRACT

This article aims to analyze the evolution of women in the labor market in surveys conducted may notice that the woman was and will always be a subject of much dispute in Brazil and worldwide. The article proposes an appreciation of the ticket and the ratio of women in the labor world, the advantages and disadvantages of female participation in the labor market. Checked also that the role of women in economic activities increasingly grows. Women are increasingly taking up positions that were specifically for men. Even be considered with great female revolution in the labor market, women in this condition of disadvantage relative to men; for there is still prejudice, discrimination and inequality. Despite the existence of all this prejudice and inequality, many battles have been won, such as the salary equalities besides many that are yet to come, the important and not lose willpower to fight for their rights.

Keywords: Woman. Inclusion. Job market. Achievements

   ______________________ 

*Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. Bacharela em Direito pela Faculdade Integrada do Recife e Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professora. E-mail: leoniatorres@gmail.com

SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO. 2 INCLUSÃO E CONQUISTAS DAS MULHERES 3. VANTEGENS E DESVANTAGENS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO 4. LUTAS E CONQUISTAS 5. CONSQUISTA DA PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE NO BRASIL 6. A GLOBALIZAÇÃO, A CRISE ECONÔMICA E O EMPOBRECIMENTO DAS BRASILEIRAS 7. VALORIZAR A PARTICIPAÇÃO FEMINISTA FAZ BEM AS ORGANIZAÇOES CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

           A elaboração deste artigo retrata sobre a, inclusão, a evolução, as lutas, e as conquistas, da mulher no mercado de trabalho. Assim esta pesquisa tem como finalidade mostrar, como cada vez mais as mulheres vêm derrubando barreiras e ganhado espaço num onde era só dos homens. Como e mostrado no Observatório Social: “A bandeira levantada pelas mulheres, cada vez mais presente no mercado de trabalho, reflete a organização crescente desta que, ao longo da história, tem procurado novas formas de estarem inseridas na sociedade”. (OBSERVATÓRIO SOCIAL, 2004, p.5). As convenções do inicio do século, ditavam que o marido que era o provedor do lar, que a mulher não precisa e não deveria ganhar dinheiro. Mesmo assim algumas conseguiram derrubar barreiras e mostrar, que poderia ser bem mais que apenas esposa, mãe e dona do seu lar, que tudo isso ficou para trás a parti da década de 70 quando as mulheres foram conquistando um espaço muito maior no mercado de trabalho.

É importante ressaltarmos que a inserção das mulheres no mundo do mercado de trabalho, vem sendo acompanhada, ao longo desses anos, pelo elevado grau de descriminação, principalmente no que se refere à desigualdade salarial entre homens e mulheres.

2. INCLUSÃO E CONQUISTAS DAS MULHERS

           A inserção das mulheres no mercado de trabalho vem através de tempo distantes, mais precisamente após a I e II Guerra Mundial.

Tudo iniciou com as I e II Guerras Mundiais em que as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho. Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres.

Mesmo com estas conquistas algumas explorações continuaram a existir. Através da evolução dos tempos modernos as mulheres conquistaram seu espaço. As estatísticas apontam que há mais mulheres do que homens no Brasil. Mostram também que elas vêm conseguindo emprego com mais facilidades e que seus rendimentos crescem a um ritmo mais acelerado que os homens. Mesmo com todas estas evoluções da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição de vantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, mas principalmente desigualdade salarial entre homens e mulheres. (PROBST, 2007, P.1).

3. VANTEGENS E DESVANTAGENS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Embora que vivemos em um mundo tecnológico e de comunicação instantânea e do mercado globalizado. O mundo de trabalho ainda sofre com a interferência de uma divisão sexual do trabalho, claramente cultural. Entre todos os brasileiros que trabalham, as mulheres são quase da metade da população no meio trabalhista. Elas são responsáveis pelo sustento de aproximadamente um terço das famílias no Brasil. Mas são as mulheres as mais prejudicadas pelo desemprego.

         Mediante a uma pesquisa realizada, constatou-se que a jornada de trabalho das mulheres é inferior a dos homens . Em 2011, as mulheres trabalharam, em media, 39,2 horas semanais, contra 43,4 horas dos homens, uma diferença de 4,2 horas. Entretanto, 4,8% das que estavam em 2011 gostariam de aumentar sua jornada semanal. Pois o rendimento médio real do trabalho das pessoas ocupadas em 2011 foi de R$ 12857,63 para os homens e de R$ 1.343,81 para as mulheres.

          Asseguramos desse modo que o compromisso das empresas e contribuir para que possa ser aumentada a visibilidade da situação atual das mulheres no mundo do trabalho e para construir uma base sólida que oriente as ações de responsabilidades sociais das empresas na promoção de igualdade entre homens e mulheres dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com