A Saúde publica
Por: Thamyres Barbosa • 6/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.062 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA– FACAPE
GRADUAÇÃO EM ECONOMIA
THAMYRES BARBOSA RAMOS
PROBLEMA NO DEFICIT DE MATERIAIS HOSPITALARES E MEDICAMENTOS NOS PRINCIPAIS POSTOS DE SAÚDE DE PETROLINA-PE
PETROLINA-PE
2014
THAMYRES BARBOSA RAMOS
PROBLEMA NO DEFICIT DE MATERIAL-EQUIPAMENTO-MEDICAMENTOS NOS PRINCIPAIS POSTOS DE SAÚDE DE PETROLINA-PE
Projeto apresentado ao Curso de Economia, como requisito de avaliação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica sob orientação do Professor José Claudemiro Vilaça.
PETROLINA-PE
2014
TEMA- Decadência da Saúde Pública nos Estados Brasileiros, com Ênfase em Petrolina-PE.
É observada pela sociedade a decadência da saúde pública em todos os estados brasileiros e o consequente sucateamento do SUS, assistido na mais completa inércia ao longo dos anos pelos sucessivos governos brasileiros. As condições das estruturas físicas das Unidades Básicas de Saúde e dos hospitais são lastimáveis, pois as mesmas se encontram sem manutenção preventiva e/ou corretiva, funcionando muitas vezes em prédios improvisados e inadequados, com instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas precárias, pondo inclusive em risco de morte, aqueles que lá frequentam. Tal situação fere não só a dignidade do povo, mas também dos profissionais de saúde que são obrigados a conviverem diariamente com cenas tão fortes. A precariedade dessa situação fática leva ao retardo no diagnóstico de doenças e, consequentemente, uma piora em muitos prognósticos, podendo ocasionar em alguns casos, a própria morte, antes mesmo do atendimento (MADEIRO, 2013).
Segundo ARANHA (2004), O SUS surgiu com o objetivo de trazer vantagens como: a possibilidade de prever e controlar o montante das despesas e o potencial para a utilização de incentivos para melhorar a produtividade hospitalar, reduzir a incidência de exames de diagnósticos desnecessários, diminuir o período de permanência dos pacientes (em hospitais), visando uma melhor utilização dos leitos existentes, além dos ganhos de eficiência, tendo como referencial a Ética. Mas na prática, não é isso o que acontece.
DELIMITAÇÃO
- Decadência da saúde pública nos estados brasileiros;
- O SUS (Sistema Único de Saúde) e seus objetivos;
- Falta de material-equipamento-medicamentos nos principais postos de saúde de Petrolina-PE.
OBJETIVO
- GERAL
Identificar os possíveis motivos e a percepção sobre o déficit do material- equipamento- medicamentos entre os públicos: Pacientes e Profissionais da saúde.
- ESPECÍFICOS
Identificar a percepção sobre:
-A gestão de material;
-Desperdício de material- equipamento- medicamentos;
-Desperdício ou falta de recursos financeiros;
-Ausência de profissionais especializados;
-Público mais afetado na área da saúde.
JUSTIFICATIVA
Pode- se perceber que a área de saúde no Brasil tem sido apontada como uma das principais, senão a principal, deficiência no país e tem sofrido com a escassez de recursos, o SUS enfrenta um grande entrave orçamentário.
Com tantos benefícios que o SUS deveria trazer, nas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com as questões relacionadas aos cuidados com a saúde, devido à falta de: materiais hospitalares, medicamentos, profissionais especializados, leitos disponíveis, recursos financeiro suficientes para suprir a demanda por serviços médicos.
Escuta-se que os gastos com a saúde têm sido ampliados pelos governos estaduais, municipais e federais, mas não se sabe como está sendo administrado esse capital. Enquanto isso, proliferam as filas nos hospitais.
A saúde tem que ser prioridade para o governo federal, afinal, gente doente não vai pra lugar algum, não estuda, não trabalha, não desenvolve.
Em 2013 às vésperas da Copa das Confederações e em 2014 às vésperas da Copa do Mundo, os brasileiros foram às ruas reivindicar, dentre outras coisas, o direito a saúde. Levavam cartazes que pediam “hospitais padrão FIFA”, “O povo acordou”. A população não suporta mais tanto descaso e exige seus direitos, afinal, são cidadãos e pagam seus impostos, têm direito de usufruir da saúde de grande qualidade.
Existem postos de saúde em Petrolina-PE. que não tem condições físicas e nem financeira para atender os pacientes, faltam também profissionais especializados. Por isso é necessário identificar os possíveis motivos que trazem essa ineficiência da atenção básica e renovar essas redes primárias de atendimento ao paciente e não somente estas, mas as redes hospitalares de forma geral, no Brasil. Pois, essa deficiência na área da saúde pode causar problemas ainda maiores.
OBJETO
=> Problema
É importante descobrir o motivo da saúde está em declínio no Brasil, o porquê da falta de material-equipamento-medicamentos e profissionais especializados nos postos de saúde de Petrolina-PE. O porquê do SUS não está funcionando como proposto quando foi criado.
=> Hipótese
É necessária uma pesquisa mais ampla para se investigar se os possíveis motivos da saúde está em declínio são a gestão de materiais, se estão sendo desperdiçados ou se realmente existe a falta; se estão recebendo recursos financeiros o suficiente para manter os postos de saúde ou se o dinheiro está sendo mal administrado; se há a carência de profissionais da saúde especializados para o atendimento dos pacientes.
=> Variáveis
Identificação
- Idade
- Profissão
Socioeconômico
- Escolaridade.
- Estado Civil.
- Orientação Sexual.
- Raça.
- Número de pessoas no núcleo familiar.
- Renda Familiar.
METODOLOGIA
O Estudo será exploratório-descritivo de abordagem qualitativa.
...