A Segurança Publica Período
Por: pmerj ricardo • 30/10/2021 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 99 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – Referente a 2020.1
Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social
Disciplina: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA
[pic 1]
QUESTÕES DA PROVA
Responda as duas questões abaixo. Cada resposta deve ter entre 15 e 20 linhas QUESTÃO 1 (5 pontos)
Vimos no conteúdo das aulas 1, 2, 3, 4 e 5 que a Segurança Pública pode ser tomada com um campo de conhecimento, uma vez que ela passa a ser reconhecida como um tema que não diz respeito somente às instituições de segurança, isto é, afirmar que a Segurança Pública é um campo de conhecimento significa que também podemos toma-la como objeto de estudo. Tendo isso em vista, discuta analiticamente quais foram as diferentes lógicas que regeram as práticas de segurança pública em diferentes contextos históricos, problematizando o papel das pesquisas empíricas nesse campo.
Citar praticas de segurança na historica e minhas palavras sobre essas praticas.
Em todo o conteúdo apresentado nas aulas e de facil entendimento que desde o período brasil colônia, a segurança publica era tratada para a garantia de direitos somente do governo, aonde na época a coroa portuguesa e sobre isso a demasiada exploração dos negros e escravos vindos da África, onde esses não tinham direitos e os portugueses tinham o controle total de suas vidas. Depois com a migração da família real e da nobreza teve inicio a criação da guarda real de polícia da corte, em 1809, esta que posteriormente iria servir de exemplo para criação da polícia militar. Dentre os contextos históricos podemos citar a independência do brasil, em 1822 onde o Brasil deteve todo o poder para si e sobretudo o controle da ordem e do território, rompendo com Portugal em definitivo, tivemos o regime militar posteriormente que deu inicio a famosa Constituição Federal de 1988 aonde regrava os direitos e deveres de todos os cidadãos, fazendo com que assim tivessemos regras não só de direitos para o governo e sim para todos. A criação de código penal para a definição e regra de crimes também foi um grande avanço no controle de segurança, a inserção popular em debates de segurança também foi uma forma de aproximação de agentes com a população diretamente aonde foi dito por Pires e Souza , aonde eu acredito ser a melhor das formas de lidar com essa tese, pois trata diretamente com o problema e a resolução. Podemos finalizar que em muito tempo o nosso país foi regido para que somente os governantes tivessem seus direitos e com o avanço das épocas, notaram que para um bom crescimento deveria ser criado direitos e deveres para todos, o grande problema e que nos dias atuais parece que regredimos a época do brasil colonia, aonde mais uma vez o governo adota essa forma de gestão, que não deu certo, a busca sobre a verdade legal aonde e abordado pela socióloga joana vargas, mostra diretamente tudo isso.
QUESTÃO 2 (5 pontos)
Nas primeiras aulas, principalmente na aula 4, vimos que um crime é uma construção social, na qual determinadas práticas são representadas como legítimas em um momento e em outros não. Nesse sentido, observamos que, tal como os valores e ideias, a classificação do que é crime também se modifica dependendo do contexto histórico e social. Traga um exemplo dado em aula, seja a Lei Maria da Penha ou proibição do uso de cigarros em lugares fechados, e disserte sobre o processo de transformação de um conflito social em crime.
...