A Teoria Burocrática de Max Weber
Por: Rafaella Stheffane • 15/6/2022 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
A teoria burocrática de Max Weber
Introdução a teoria
A teoria de Max Weber se destacou em seu tempo e hoje pelo espírito. Portanto, grande parte das pesquisas posteriores foi baseada na teoria burocrática de Max Weber.
A teoria burocrática é um tipo de organização humana baseada na racionalidade, deve ser analisada e formulada de maneira muito formal e não pessoal para atingir os objetivos pretendidos.
A teoria burocrática coloca, portanto, uma forte ênfase na eficiência. O rápido crescimento das organizações do período de Weber tornou a teoria da Teoria Clássica e a das Relações Humanas incapazes de atender às suas necessidades.
Para ele, a burocracia é a excelência de uma organização eficiente, e para alcançar essa eficiência, a burocracia deve, antes de tudo, descrever em detalhes como as coisas devem acontecer.
A empresa dentro da teoria
Ao entrevistar com o coordenador administrativo da FUNAN ele diz que não utilizam muito a parte burocrática para facilita o ingresso de alunos a instituição. Hoje eles possuem a facilidade na questão dos vestibulares, tendo parcerias com os colégios de Pirapora e região onde eles auxiliam os alunos aonde iram fazer a sua formação superior, inscrição gratuita aos alunos e ir até o colégio aplicar a prova aos alunos. Nas palavras do entrevistado “não a muita burocracia e sim facilidade” tudo para o fácil acesso dos alunos.
Conclusão
A principal contribuição de Max Weber para a teoria é a identificação e hierarquia das estruturas de autoridade. Para ele, a burocracia moderna não é apenas uma forma progressiva de organização administrativa racional, mas uma forma de domínio legal. Apesar do entrevistado não detalhar a burocracia dentro da fundação, conseguimos entender que eles vejam uma vantagem maior na facilidade ao acesso, dos alunos principalmente.
...