A Tipologias de autoridade segundo Weber
Por: cotavix • 17/6/2018 • Dissertação • 551 Palavras (3 Páginas) • 1.248 Visualizações
Gilberto Cardoso fundou a InfoGilTech há cinco anos, uma empresa de informática que comercializa computadores e periféricos, além de prestar serviços técnicos de informática para clientes caseiros e corporativos. No início, começou com três funcionários, e sempre adotou uma autoridade tipicamente carismática para com eles.
Hoje, a InfoGilTech já está com trinta funcionários e sua carteira de clientes corporativos não para de crescer. Dessa forma, Gilberto acredita que deve organizar e burocratizar sua empresa para imprimir racionalidade no sentido de evitar perdas e desperdícios decorrentes da improvisação e da falta de planejamento, uma vez que os funcionários estão fazendo o que bem entendem.
Você acha que Gilberto terá êxito continuando a adotar uma autoridade carismática? Como Gilberto poderia organizar melhor a sua empresa?
Antes de tentar ajudar Gilberto, faça um breve relato de 20 a 30 linhas sobre as tipologias de autoridade de Weber e suas principais características. Depois, ainda de maneira dissertativa, tente buscar nos nossos estudos da Teoria da Burocracia como Gilberto pode organizar melhor sua empresa.
Resposta:
As tipologias de autoridade segundo Weber são:
1) Autoridade tradicional: que possuem as características de não ser racional e poder é herdado ou delegado; com legitimação de tradição, hábitos, usos e costumes; sendo seu aparato administrativo patriarcal e feudal. Quando os subordinados aceitam as ordens de seus superiores porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas são feitas, isto é, a ordem é naturalmente justificada. O domínio do pai de família, do chefe do clã, do rei, por exemplo, representam o tipo mais puro de autoridade tradicional, que não é racional. Pode ser transmitido por herança e é extremamente conservador. A legitimação do poder na dominação tradicional provém da crença do passado, na justiça e na maneira tradicional de agir – hábitos e costumes. O aparato administrativo pode assumir duas formas: a patrimonial e a feudal.
2) Autoridade carismática: tem as características de não ser racional e está baseada no carisma; com legitimação características pessoais carismáticas do líder; sendo seu aparato administrativo inconstante e instável, não escolhido por qualificações técnicas. Quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas por causa da influência da personalidade e da liderança do superior, com qual se identificam por carisma. O poder carismático é um poder sem base racional, instável e às vezes revolucionário. A legitimação provém das características pessoais carismáticas do líder, com aparato administrativo de grande número de pessoas seguidoras, discípulos e subordinados leais e devotos.
3) Autoridade legal, racional ou burocrática: possuem as características legal, racional, impessoal e meritocrática; com legitimação de justiça da lei, normas previamente definidas; sendo seu aparato administrativo na burocracia. Quando os subordinados aceitam ordens do superior como justificadas porque concordam com os preceitos ou com as normas, considerando-as legítimas e fonte do comando. Pode ser uma autoridade
...