TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A comunicação como fator primordial

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]


eliane abreu abreu

A comunicação como fator primordial no desenvolvimento empresarial

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Comportamento Organizacional; Homem, Cultura e Sociedade; Comunicação e Linguagem e Fundamentos e Teoria Organizacional.

Orientador: Prof. Monica Maria Silva

Wilson Sanches

Sebastião Oliveira

Karen Manganotti

Marcia Bastos                                                                                                            

Barcarena

2014

INTRODUÇÃO

O presente estudo teve como foco a comunicação na empresa BRASKEM, onde se busca definir o tipo de comunicação utilizada junto aos seus colaboradores, clientes e sugerindo o RI como ferramenta para melhorar as comunicações dentro da empresa com seus investidores.

Também mostrar a importância da comunicação interpessoal dentro das organizações, os elementos responsáveis por potencializar a comunicação interna e externa dos grupos de empresas. Bem como a coerência entre discurso e a prática empregados pelas empresas, para com todos os tipos de clientes.

A COMUNICAÇÃO COMO FATOR PRIMORDIAL NO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A comunicação é extremamente importante no relacionamento dos seres humanos com seu cotidiano e também no desenvolvimento do trabalho dentro das organizações, pois independente do seguimento, deve-se utilizar recursos oferecidos através dela para alcançar metas e objetivos.

A comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.  Constitui um dos processos fundamentais da existência humana e da organização social. (CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001).

        No tanto, deve-se ter cuidado com o tipo de comunicação a ser oferecido ao publico que se quer atingir. Para que se alcance tal objetivo, algumas atitudes podem ser tomadas pelas empresas para que esse processo seja alcançado: Treinamento dos colaboradores; o fluxo de comunicação; direcionamento do discurso simbólico à congruência entre comunicação técnica e comunicação cognitiva e comunicação normativa.

É certo que uma comunicação ruim pode gerar conflitos, desmotivação e consequências gravíssimas, que comprometem todo o resultado de uma empresa. Para que isso não ocorra, deve-se ter a comunicação interna como grande aliada, consolidada com o fluxo e com o alinhamento do colaborador a missão que a empresa tem como objetivo.

Uma comunicação interna eficaz gera diálogo na empresa, alimentando um senso de participação dos colaboradores e tem por finalidade apontar os sucessos, valorizar os aspectos positivos, reconhecer os esforços individuais e coletivos.

Um dos objetivos da BRASKEM, é levar a comunicação de forma precisa aos clientes internos e externos, para isso a equipe de comunicação tem um contato mais efetivo com outras áreas da empresa. Dias antes da divulgação dos resultados, são feitas reuniões e encontros com a diretoria, equipe de comunicação, analistas de mercado, assessoria de imprensa e equipe de investidores, com o objetivo de observar a transparência e veracidade das informações alinhando-as assim aos resultados a serem publicados.  Esse fator aproxima o interesse da empresa em oferecer uma notícia e o interesse do veículo em publicá-la pelo valor do seu conteúdo.

A partir dos resultados divulgados, são feitos relatórios de administração com apresentação do balanço anual e as estratégias de curto e médio prazo. A diretoria de comunicação analisa e discute com o próprio presidente a mensagem a ser repassada por ele, mensagem essa que constitui um acontecimento digno de ser conhecido pelo público.

De modo bimestral, a Braskem faz publicações través de boletins a serem repassadas aos clientes internos, com o objetivo de compartilhar informações. Isso serve para garantir confiabilidade por parte do colaborador. A Empresa também publica duas revistas a Geração Braskem, que divulga notícias relacionadas a organização, colaboradores e seus negócios e o Família Braskem, que tem os seus temas relacionados a família. Isso para         que o colaborador tenha a percepção de que seu papel vem sendo reconhecido pela organização e que ele se veja como parte extremamente importante de seus resultados.

Com a iniciativa de unificar seu discurso, a BRASKEM tenta criar valores através da eficiência, sustentabilidade e da inovação, para isso utiliza a assessoria de comunicação que tem como objetivo construir e manter nos veículos de comunicação a imagem da impressa, visando alcançar os públicos de seu interesse.

Não é nada fácil convence investidores a injetar dinheiro em empresas, pois tal atitude pode representar riscos financeiros, por esse motivo a comunicação com investidores se torna algo delicado. Existem varias ferramentas de gestão que a BRASKEM usa para identificar e atender as necessidades dos investidores da organização.

Para que essa comunicação com investidores seja eficaz, podemos utilizar a Ferramenta de gestão de RI (Relacionamento com Investidores) definida como atividade de estratégia de marketing corporativo que distribui informações que identifiquem o empenho atual e a perspectiva da empresa.

Essa ferramenta estabelece o engajamento nas áreas de finanças, planejamento, marketing, comunicação e contabilidade. Seu papel principal é interligar a administração da empresa com seus investidores facilitando tal comunicação.

O domínio das questões ligadas à governança corporativa é uma exigência do mercado que não pode ser ignorada. A atividade de RI expandiu seu escopo para além da área financeira, abrangendo um universo mais amplo de assuntos (INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES; BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO. 2007,p. 35).

Para a criação de um programa de RI, é necessário que as empresas façam um planejamento, utilizando banco de dados macro, setorial e da Companhia a fim de que as informações possam ser repassadas aumentando a compreensão e o acompanhamento da Companhia através do uso de ferramentas de RI para divulgação das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com