A relação entre as chefias e os funcionários efetivos dentro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP.
Por: nandasatyro • 7/2/2019 • Trabalho acadêmico • 977 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
Faculdade UnYLeYa
MBA em Gestão Pública
Fernanda Sátiro de Souza Lima
A relação entre as chefias e os funcionários efetivos dentro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP.
Belo Horizonte
2018
Faculdade UnYLeYa
MBA em Gestão Pública
Fernanda Sátiro de Souza Lima
A relação entre as chefias e os funcionários efetivos dentro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP.
Projeto de pesquisa apresentado à
Faculdade UnYLeYa como parte integrante
do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.
Yan Blumenberg de Castro
Belo Horizonte
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO........................................................................4
- TEMA.................................................................................................4
- PROBLEMA.......................................................................................4
- OBJETIVOS.......................................................................................4
- OBJETIVO GERAL..................................................................4
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS....................................................4
- JUSTIFICATIVA.................................................................................5
- REVISÃO DE LITERATURA...................................................5
- METODOLOGIA......................................................................6
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................7
- INTRODUÇÃO
Neste projeto de pesquisa pretende-se pesquisar sobre como a avaliação de desempenho influência nas relações de trabalho dentro das autarquias municipais de Belo Horizonte, principalmente na Superintendência de Desenvolvimento da Capital – SUDECAP. Pretende-se ainda analisar as motivações dos funcionários públicos dessas autarquias.
- Tema
A relação entre as chefias e os funcionários efetivos dentro das autarquias municipais de Belo Horizonte.
- Problema
Como incentivar e motivar funcionários estáveis somente com avaliação de desempenho a cada três anos?
- Objetivos:
- Objetivo geral:
Como motivar funcionários somente com a avaliação de desempenho.
- Objetivos específicos:
Pesquisar a motivação dos funcionários das autarquias municipais. Pesquisar a relação entre as chefias e os funcionários efetivos em frente à avaliação. E como é tratada a avaliação nas autarquias municipais de Belo Horizonte.
- Justificativa
Trabalho em uma autarquia municipal há sete anos e convivo com funcionários desmotivados e sem perspectiva de mudança. Notei que somente as vésperas das avaliações, a cada três anos, há uma preocupação com o desempenho dos funcionários. Será que no funcionalismo publico se motive apenas com a avaliação? Ou existe outro mecanismo de motivação? Com este estudo pretende-se nortear as avaliações na administração das autarquias municipais de Belo Horizonte.
- REVISÃO DE LITERATURA
Na administração pública a forma de ingresso é através de concurso público sempre muito concorrido. O funcionário ingressa com várias expectativas, porém no decorrer do tempo nota-se que vários funcionários se acomodam e sua eficiência cai. Somente próximo ao período de avaliação de desempenho há uma preocupação com a eficiência e outros requisitos dos formulários.
A avaliação de desempenho é uma estrutura geralmente apontada por lei especifica de cada órgão, que busca medir o desempenho individual dos funcionários na organização, estabelece ainda parâmetros de comparação entre o desempenho do funcionário e o que esperado para a função de cada cargo, conforme citado por LOTTS (2002). E através dessa avaliação há um provimento horizontal na carreira, ou seja, há elevação dos salários. Como relatado em CHIAVENATO (2004) a avaliação de desempenho serve para “julgar ou estimar” valor.
Outro ponto relatado em CHIAVENATO (2004) é que a avaliação de desempenho contém meios de determinar e solucionar alguns problemas de desenvolvimento e melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários dentro das organizações.
Outro ponto que deve observar é a motivação do funcionário público estável, aquele que cumpriu o estágio probatório que geralmente é de 1095 dias, em continuar a ser eficiente sem nenhuma gratificação por isso. A motivação é ”uma condição interna relativamente duradoura que leva o indivíduo, ou que o predispõe, a persistir num comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou a permanência de situação” (RODRIGUES, REIS NETO E FILHO, 2014). No dicionário online da língua portuguesa o significado da palavra motivação é reunião das razões pelas quais alguém age de certa forma; processo que dá origem a uma ação consciente; ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo: os elogios serviram de motivação para melhorar. A motivação gera uma força que contribui para a busca melhoria do trabalho individual dentro das organizações.
...