AS FALHAS NA COMUNICAÇÃO
Por: rulopes • 7/11/2020 • Resenha • 313 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
FALHAS NA COMUNICAÇÃO
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. São Paulo: Editora Ática S.A., 2006. 96 páginas.
Izidoro Blikstein possui graduação e especialização em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Linguística Comparativa pela Université Lumière Lyon 2, doutorado e livre-docência em Letras pela USP, e é professor titular em Linguística e Semiótica pela mesma instituição. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e professor adjunto da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas SP.
No capítulo I,”Quem não escreve bem... perde o trem!”, Blikstein relata a história de um gerente onde precisava se encontrar com seu cliente no Rio e escreve um bilhete, que ao seu entendimento a secretária conseguiria compreender e realizar o pedido. Porém, o bilhete foi escrito com várias falhas, tanto na escrita como na clareza do objetivo, causando uma confusão. A partir desse momento inicia uma aula de português, onde a secretária que estuda a língua portuguesa para poder escrever direito, tenta ensinar corretamente onde o seu gerente errou ao escrever o bilhete. E que possivemente além de perder o trem, perdeu também o cliente.
A partir desse exemplo citado, o autor comenta no capítulo II “Segredos da comunicação escrita”, que escrever bem não é um luxo e sim uma questão de sobrevivência. No decorrer desse capítulo, o autor aponta os três tropeços (falhas) cometidas no bilhete e também ensina os três segredos para uma boa comunicação escrita, alem disso existem três funções básicas que formam o tripé da comunicação: produzir uma resposta, tornar o pensamento comum aos outros e persuadir.
Esse livro é indicado para aqueles que querem ter um vocabulário rico de informações, pois além de uma forma divertida e simples, o autor conseguiu expressar a temática em relação a técnica da comunicação escrita, que escrever bem é comunicar-se com eficiência.
...