AS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Por: magnobatera • 31/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.891 Palavras (12 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º Semestre
ADMINISTRAÇÃO – 1º Semestre
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
Helena Cristaldo RA 2851204060
Magno Ovelar Bento RA 1299114413
Viviane Ribeiro RA 2851211713
Tutoria EAD: Prof.ª Esp. Selma Mendes Borges Moura
Tutoria Presencial: Prof. Esp. Eduardo Henrique Zanão
Campo Grande - MS, 26 de maio de 2015.
Índice
Introdução......................................................................................................3
Perfil dos oponentes........................................................................................4
Modelo de Jung...............................................................................................5
Pontos principais negociados.........................................................................6
Desempenho dos colaboradores...................................................................8
Feedback.........................................................................................................9
Relatório Final...............................................................................................11
Conclusão........................................................................................................13
Bibliografia......................................................................................................14
Introdução
Neste trabalho será feito um mapeamento do perfil dos negociadores sendo gravadora e associação de moradores tendo a prefeitura como mediadora.
A análise do que está em pauta será de fundamental importância para os interesses de ambos: a instalação ou não da matriz de uma grande gravadora.
Diante do impasse, a prefeitura solicita uma negociação com as partes, fazendo uma reunião em 20 dias e posteriormente outra finalizando.
Mapear as habilidades e destacar os pontos principais a serem negociados será um diferencial, argumentos a serem utilizados, possíveis situações, dificuldades e conflitos encontrados no ambiente interno e externo entre outras, com destaque as mudanças que estarão sendo levantadas.
A cultura organizacional da empresa também influencia as variáveis que afetam o desempenho dos colaboradores quanto ao resultado apresentado, por isso, o feedback é muito importante em relação a comunicação e sugestões salientadas.
No final, será apresentado um relatório conclusivo detalhando as propostas eleitas pelos dois lados, ocasionando assim, benefícios e melhorias aos envolvidos.
Perfil dos oponentes da negociação e as informações relevantes das partes: Associação dos moradores X Gravadora.
“A negociação é, e sempre foi, muito utilizada para lidar com situações de conflito; as perdas e os ganhos de cada parte são colocados na mesa e constituem as cartas com as quais a negociação se desenvolve, com objetivos claramente definidos.” (FIORELLI; FIORELLI; JUNIOR, 2008, p. 55)
Associação dos moradores do bairro
Liderada por Carlos Henrique, formado em Administração, possui comunicação expressiva com identificação de ideias, é introvertido e julgador, apresenta um perfil sistemático na busca de resultados; finalizador, pois sempre deseja dar a última palavra em uma negociação.
Seu objetivo é impedir a instalação da sede da gravadora no bairro com alegação de perturbação da ordem pública, além do barulho, diz que a segurança e infraestrutura do trânsito serão abaladas devido ao grande fluxo de pessoas ocasionadas pela gravadora e essa situação não será aceita pelos moradores, um público conservador e questionador, a maioria na faixa da 3ª idade e defensores da tranquilidade. Sustenta a ideia que o bairro não necessita dos progressos propiciados pelo negócio em questão.
“Na negociação não existe opositores ou adversários, mas somente participantes e é necessário criar várias alternativas antes da decisão final.” (FIORELLI; FIORELLI; JUNIOR, 2008)
Representante da gravadora.
Jorge Andrade, estrategista de negócios, experiente com negociações de conflitos, resultado de uma comunicação interacional que promove os relacionamentos; de personalidade extrovertida, com enfoque no meio determinando a relação da negociação, baseia-se em fatos, é racional e focado nos objetivos, crítico se necessário e lógico quando a situação exige.
Sua meta é a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro e por isso diz que pode contribuir com melhorias no local desde que a negociação seja benéfica a todos porque o progresso é inevitável.
Habilidades essenciais dos negociadores segundo modelo de Jung
Gravadora.
O negociador Jorge Andrade possui um estilo amigável e cooperativo respeitando assim a associação dos moradores, isso devido ao seu espírito esportivo e bom relacionamento com a empresa e seus funcionários, acreditando na confiança mútua e esperando resultados satisfatórios. Usa de compreensão e paciência para promover a satisfação de todos, acredita em suas habilidades de negociador usando sua percepção, persuasão, tempo e informações disponíveis e visa encontrar um equilíbrio em relação à outra parte mostrando seu prisma, ser transparente em relação às negociações que envolvem o empreendimento, gerando assim um acordo satisfatório para ambos.
...