ATPS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - AMBIENTE CONTEXTUAL
Por: barbaratorres • 3/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.915 Palavras (12 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE (PEQUENO OU MÉDIO) PORTE.
(3º. SEMESTRE)
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO - SP
2015
Componentes do Grupo: Barbara da Silva Torres
Maynara Teles Silva
Thaís Silva Barbosa Lima
Barbara da Silva Torres - C1612I-1
Maynara Teles Silva – C25832-6
Thaís Silva Barbosa Lima – B64ABJ-5
Ambiente Contextual, Estratégia e Estágio de Desenvolvimento da Empresa como Determinantes da Estrutura Organizacional: um estudo em uma empresa de (pequeno ou médio) porte.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3ºe 2º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO - SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------02----------
- Conceito de Estrutura Organizacional --------------------------------------03------------
- Conceito de Organograma Organizacional ---------------------------05------------
- Alguns tipos de organogramas – analise de conceitos.----05------------
- Perfil da Organização -----------------------------------------------------------06------------
2.1 Estrutural Organizacional do órgão ----------------------------06----------
- Analise das atividades desenvolvidas pela autoridade máxima do Dentran-SP -------------------------------------------------------------------07------
2.2 Analise de aspectos sobre o Dentran – SP --------------------------08-----
2.2.1 Forma de organização da Estrutura.-----------------------------------09-------
- Atividades para Melhorias já em Atividade --------------------------------------10------
- Imagens relacionadas anexos explicativos (Informações retiradas e baseadas em sites de fonte de pesquisa para conhecimento.) --------------11------------------
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ------------------------------------------------------------13---
- Referências -------------------------------------------------------------------------------14----
INTRODUÇÃO
Este trabalho é resultado do nosso aprendizado na matéria de Estrutura Organizacional, e para melhor fundamentação, pesquisamos algumas fontes sobre o assunto.
A empresa escolhida para este Estudo de Caso é um Órgão Estadual (Órgão Público), responsável pela frota de veículos no Estado, formação, habilitação e controle dos motoristas. O órgão que focamos nesse seguinte trabalho é o de SP, DETRAN-SP.
Entraremos com a apresentação de muitos dos aspectos organizacionais e no seu reflexo atualmente analisado em relação a sociedade já que a empresa escolhida gera um reflexo muito grande na vida de toda a população do Estado de São Paulo.
A seguir serão analisados seus importantes aspectos e desafios sob o olhar na disciplina Estrutura Organizacional, estudada ao longo desse semestre. Para melhor compreendermos as dinâmicas do setor no qual este órgão está inserido e indicaremos algumas sugestões de melhoria para que ela venha a alcançar mais rapidamente seus objetivos.
A ênfase do trabalho se dá para o conhecimento do Órgão Público e uma análise mais breve de seus principais pontos já que não contamos com uma empresa que tem informações abertas por ser um Órgão Público temos uma maior restrição na disponibilização das informações.
- Conceito De Estrutura Organizacional
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças
Em macroeconomia também se usa o termo estrutura para as organizações, marcadamente para as industrias ("estrutura industrial"),ou seja, quando há grandes variações no valor agregado industrial há a explicação de ocorrência de mudanças "estruturais" profundas
Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, Standard Oil e Sears) constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional. Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.
Outra condição muito importante: é o ambiente em que a organização actua e que é caracterizado por três tipos:
- O ambiente estável, com pequena variação, que quando ocorre é previsível e controlável;
- O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;
- O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes, oportunistas e, não raro, surpreendentes.
Estrutura Formal
É uma estrutura que é planejada, é "oficial", o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização. A comunicação é basicamente vertical, onde os funcionários respondem aos chefes diretos. As estruturas formais são, em outras palavras, a idealização da organização.
Estrutura Informal
...