ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Por: rita1979 • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.534 Palavras (11 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Unidade Osasco
Curso Superior Administração
4ª Série
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
ESTATÍSTICA
ALEX DE OLIVEIRA MARCELINO - R.A 6942018490
JOSE RAIMUNDO TEIXEIRA – R.A 6942018451
MARIA APARECIDA MUNIZ BIONDO – R.A 6937309692
RENATA SEIXAS ALBA DE LIMA – R.A 6953492777
RITA DE CÁSSIA GOMES – R.A 6949461709
Profa. Renata M. G. Dalpiaz (EAD)
Prof. Mario Sousa (Tutora Presencial)
OSASCO
SETEMBRO/ 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
2 COLETA DE DADOS
2.1 Pesagem de 100 pacotes de café
3 FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUÊNCIA RELATIVA
4 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E MEDIDAS DE DISPERSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O desafio proposto neste trabalho tem com finalidade apontar a importância dos métodos estatísticos que vem sendo utilizados no aprimoramento de produtos, desenvolvimentos de equipamentos, fornecimento de métodos adequados.
Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que Iremos realizar uma pesquisa no controle de qualidade e verificar o empacotamento de sacos de café, se o peso mencionado na embalagem está de acordo com os padrões da empresa.
Os dados coletados serão interpretados via gráficos e tabelas, unindo a estatística descritiva e inferencial. Através desse processo veremos como a importância da precisão dos dados coletados e porque a estatística é uma ciência tão rigorosa.
1 ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Segundo Larson e Farber (2010), “A estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para tomada de decisões”. É utilizada, por exemplo, em uma contabilidade populacional, para saber se um produto vai ser bem aceito no mercado antes mesmo deste ser lançado, saber se houve aumento de assaltos em um determinado bairro ou município, entre outras aplicações.
Pode trabalhar com dados qualitativos ou quantitativos, para os quais são utilizados diferentes representações, principalmente via gráficos e tabelas. Algumas pesquisas podem ser feitas através de amostras, é o que mostra o texto de Gueibi Peres Souza, que descreve a aplicação de conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.
Através da análise de amostras é possível identificar o nível de qualidade dos produtos tidos como estratégicos pela empresa, neste caso específico, foram coletadas amostras unitárias, sempre o primeiro motor do lote fabricado, e se esse for rejeitado nos testes todo o lote é reprovado.
Neste caso, a estatística se mostra como um conjunto de técnicas utilizadas para o controle da qualidade do produto durante cada etapa de fabricação, tal processo pode ser definido como um método preventivo de se comparar continuamente os resultados de um processo com um padrão, identificando a partir de dados estatísticos, as tendências para variações significativas, eliminando ou controlando estas variações com o objetivo de reduzi-las cada vez mais.
A rapidez e a clareza da informação vinda através dos dados estatísticos passaram a ser umas das peças essenciais na produção e atuação deste conhecimento, as empresas e os governos atualmente usam e utilizam dados estatísticos em seu cotidiano, conseguindo assim maior aproveitamento de seus recursos.
Esta ciência mostra toda a sua força, através de dados lógicos, demonstrando em gráficos, tabel as e simulações, uma ciência multidisciplinar que fornece métodos e técnicas para que se possa racionalmente lidar com situações de incerteza. Alguns exemplos de aplicação da estatística à administração, segundo DOWNING E CLARK (2011):
Uma empresa na qual está se preparando para lançar um novo produto, e precisa conhecer as preferências e interesses dos consumidores, pode fazer uma pesquisa de mercado entrevistando um número de residências escolhidas aleatoriamente, poderá então usar os resultados para estimar as preferências de toda a população.
As técnicas de estatísticas são necessárias para separar efeitos de fatores diferentes, por exemplo, é possível que, em uma comunidade o consumo de sorvete dependa do preço do produto, da renda média local, do número de crianças na comunidade e da temperatura média. Se dispuser de observações de todos os diferentes fatores em jogo, o leitor poderá aplicar a análise de regressão para determinar quais fatores tem os efeitos mais importantes.
Um auditor deve verificar os livros de uma empresa para se certificar de que os lançamentos refletem efetivamente a situação financeira da companhia. O auditor deve examinar pilhas de documentos originais, como notas de vendas, ordens de compra e requisições. Seria um trabalho incalculável consultar todos os documentos originais; em vez disso, o auditor pode verificar uma amostra, fazer inferências sobre toda população.
Percebemos ainda que exemplos claros da aplicação da estatística à administração podem ser vistos na execução de pesquisas populacionais ou amostrais para entender melhor as necessidades dos trabalhadores de uma empresa.
Para organizar gastos, para melhorar o processo de marketing, para saber a durabilidade de um produto, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros, no desenvolvimento de informações gerenciais, na definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos, nas análises de fluxo de caixa, informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades, na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preço, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais, no desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, em fim em quase todas as atividades de um administrador.
...