Analise o Artigo "O que é a estratégia" (Porter, 1996)
Por: Paula Érika Fernandes • 18/1/2019 • Relatório de pesquisa • 437 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Anne Gabrielly Nascimento Pinheiro
Paula Érika Borges Fernandes
Analise o artigo "O que é a estratégia" (Porter, 1996) e responda:
1. Por que eficiência operacional não pode ser considerada como estratégia?
A eficiência operacional é tão somente desempenhar uma atividade melhor do que o rival, por exemplo o uso de uma tecnologia mais rentável que produza mais gastando menos, enquanto um posicionamento estratégico consiste em exercer atividades diferentes dos rivais ou atividades iguais com o desempenho diferente mas não somente isso como engloba 3 fontes para aplicação da estratégia: posicionamento baseado nas variedades, totalidade das necessidades e segmentação dos clientes.
2. Quais as duas razões para a melhoria da eficiência operacional?
A primeira é a difusão das melhores práticas que os concorrentes conseguem rapidamente copiar as técnicas utilizadas. A segunda é a convergência competitiva onde as empresas de tanto se imitarem acabam parecidas uma com a outra, uso das mesmas técnicas e equipamentos e qualidade com isso o mercado fica desgastado e imutável.
3. O que são trade-offs e quais os três motivos que favorecem seu surgimento?
Trade-offs criam a necessidade de escolha e protegem a empresa contra imitadores. O primeiro é a inconsistência da imagem e reputação que é alterar seu mercado ou produto isso custa muito dinheiro e é difícil ser copiado pela concorrência. O segundo é a mudança da atividade tomada pela gestão de topo e isso causa uma limitação e pode não agradar a todos os clientes. Por terceiro criam necessidade de escolha e impõe limites naquilo que a empresa oferece.
4. Por que os japoneses raramente possuem estratégias?
Os japoneses têm uma tradição enraizada segundo a qual tudo farão para satisfazer qualquer necessidade de qualquer consumidor. As empresas que competem desta forma, acabam por perder as vantagens de diferenciação, pois querem ser tudo para todos os clientes. A estratégia requer trade-offs entre tipos de posicionamento estratégico incompatíveis.
5. Qual o verdadeiro diferencial de Southwest?
A Southwest, desenhou as suas atividades para oferecer um serviço prático e de baixo custo. A empresa oferece nunca mais de 15 minutos de espera, e consegue pôr os aviões a voar mais horas do que os rivais com partidas mais frequentes e menos aviões.
A Southwest não oferece refeições, lugares marcados, verificação da bagagem nas mudanças de vôo nem sequer classes luxuosas nos aviões.
A compra automática de bilhetes no aeroporto incentiva os passageiros a dispensar as agências de viagem, permitindo à Southwest poupar em comissões. Uma frota padronizada de aviões Boeing 737 aumenta a eficiência da manutenção.
A empresa apostou num posicionamento estratégico original e valioso baseado num conjunto organizado de atividades. Nas rotas servidas pela Southwest, uma rival de serviço completo jamais seria tão útil e tão econômico.
...