As Origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil
Por: Isadora Mascarenhas • 27/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 329 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Disciplina: Seminário Integrador
Nome da atividade: Atividade Avaliativa II
Artigo de referência: Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952), Fernando de Souza Coelho e Alexandre Mendes Nicolini).
Questão 1: “O objetivo deste artigo é rever as origens desse ensino para compreender sua evolução e institucionalização na educação superior nacional. Esse esforço contribui para a construção da memória da área de conhecimento de administração no Brasil, em geral, e do seu ensino (e pesquisa), em particular.” (COELHO E NICOLINI, 2014, página 1).
Questão 2: Esse artigo se faz importante para se ter uma memória sobre a área de conhecimento da administração no Brasil como um todo e também na sua área de ensino e pesquisa. (COELHO E NICOLINI, 2014).
Questão 3: As bases para o estabelecimento de um Estado administrativo no país foram lançadas na Segunda República, sobretudo no Estado Novo. Houve um “deslocamento do centro dinâmico da economia brasileira” para um sistema industrial que inclinou o Estado para um processo de urbanização. No começo do aparecimento desse capitalismo industrial no país foi que a ciência da administração começou a ganhar importância, espaço e nome como atividade profissional e no campo de ensino e pesquisa.
Questão 4: A metodologia usada pelos autores foi formada através da revisão bibliográfica de obras que abordam direta e indiretamente o tema do artigo e também a análise de documentos como leis, resoluções e pareceres sobre como era o ensino da administração pública nos três momentos em que se passa o texto (Segundo Império, República Velha e Estado Novo).
Questão 5: Na segunda metade do século XIX, no auge de discussões sobre ampliação do ensino comercial e sobre a organização das faculdades de direito no país, foi quando se fez alusão ao ensino superior de administração pública pela primeira vez. Porém, esse ensino era nomeado como bacharelado em ciências jurídicas, pois era focado em atividades simples do Estado oligárquico e mais ao direito administrativo do que para a administração pública em si.
...