Assédio sexual no trabalho
Por: mpmj • 25/5/2015 • Resenha • 509 Palavras (3 Páginas) • 428 Visualizações
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO
Olinda
2013
“Assédio sexual é pelo poder”
Com esta frase o personagem interpretado por Michael Douglas defende a sua posição de vitima e conceitua o que vem a ser a pratica do ato ilícito que é uma coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado, normalmente em local de trabalho (seja este uma empresa, uma instituição de ensino, etc), basta haver a relação de subordinação. O assédio sexual consiste em negação ao direito fundamental da dignidade humana (art 1º da Cf 1988) e boa-fé nas relações de trabalho, caracteriza-se por alguma ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade contra o subordinado, a fim de obter algum ganho de cunho sexual (como pode ser observado no filme). Vale salientar que, não se pode confundir o assédio sexual com um elogio, uma cantada, e assim por diante.
No filme, somos apresentados a Tom Sanders (Michael Douglas), que é um executivo com anos de experiencia e muito prestigio dentro da empresa. Ele espera ser promovido e compartilha desta expectativa com todos os seus amigos e familiares porém, ele tem uma surpresa desagradável ao saber que quem ocupará o cargo é Meredith Johnson (Demi More), com quem ele teve um caso amoroso no passado. Usando do subterfúgio de uma reunião para discutir suas ideias com relação a empresa, Meredith tenta forçá-lo a ter relações sexuais e, em virtude da recusa dele ela ameaça acabar com sua credibilidade dentro da organização. O filme é uma combinação de mistério e suspense, envolvendo manobras políticas dentro da organização e uma acirrada competição na indústria de computadores em meados dos anos 1990. Observa-se portanto que, o filme aborda não só a questão do assedio sexual como também o assedio moral, tendo em vista as humilhações repetitivas e condutas abusivas sofridas pelo protagonista no ambiente de trabalho. Vale salientar que o assédio moral pode partir de um chefe contra um subordinado, de um colega contra outro colega de trabalho e até de subordinado contra um superior. No filme, quando espalha-se o boato de que Tom Sanders teria tentado assediar sua chefe ( e não o contrario), todos passam a tratá-lo com desconfiança e rejeição. Quando Sanders então decide entrar com o processo de assedio sexual contra a chefe, suas credenciais de confiabilidade são negadas ao ponto de não ter mais acesso aos bancos de dados da empresa e não conseguir desempenhar suas atividades de forma produtiva. Desta forma, a organização passa a agir contra ele, assediando-o moralmente. Uma curiosidade é que o a história foi baseada em um romance, Disclosure, cujo título faz referência a exigência empresarial da lei americana para que empresas com ações em bolsas de valores divulguem informações ao mercado, buscando maior ética e transparência nos negócios (um dos sub-temas do filme).
O filme convida os espectadores a examinar criticamente temas como a facilidade em crescer dentro da empresa através de atitudes antiéticas, e como nossas escolhas podem afetar de forma negativa ou positiva nossas relações familiares e profissional.
...