BASE ADMINISTRATIVA EMPRESARIAL
Por: edn1081 • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 942 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
ANA CLEA SOUSA ARAUJO
DENES ROBSON ALVES
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Este estudo tem a finalidade de destacar rotinas empresariais, onde será realizada por meio de pesquisas e entrevistas em uma empresa local, e a partir dos dados coletados, iremos apresentar um balanço sobre a administração financeira da empresa citada.
- DESENVOLVIMENTO
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2 ENTREVISTA
Administração financeira e orçamentária
- Excedentes de caixa
Os excedentes de caixa são aplicados de várias formas, entre elas aplicações financeiras como o CDB (Certificado de Depósito Bancário).
Antes de qualquer investimento a empresa busca as melhores taxas, ou seja, pesquisa quais os bancos oferecem as melhores taxas no mercado.
No caso de baixas de caixa, a empresa busca liquidar seus investimentos da melhor maneira possível e conseguir financiamento com prazos e preços acessíveis a sua receita mensal.
- Demonstrativos de resultados
A empresa utiliza dois indicadores, sendo eles o Fluxo de Caixa e a DRE (demonstração do resultado do exercício). O Fluxo de caixa é realizado mensalmente, já a DRE é realizada a cada três meses, o que é capaz de demonstrar o desempenho individual de cada área da empresa, pois são avaliados os custos de cada área com as suas respectivas receitas possibilitando uma pré-visualização de investimentos para o mês seguinte, e com a DRE temos uma visão geral da receita da empresa, no caso de resultados negativos a tomada de medidas corretivas.
Mercado de Capitais
- Análise de mercado
O gestor analisa a média de consumo da população local voltada para a área de cosméticos, seguindo alguns critérios, tais como: a frequência de cada cliente na loja (retorno), o poder aquisitivo de cada cliente, produtos mais consumido de acordo com a faixa etária, etc.
A empresa possui capital próprio, e os excedentes (lucros), são aplicados na ampliação de estoque e abertura de novas filiais, o gestor pretende em médio prazo, investir em alguns ativos, como a compra de veículos para criação de equipes para venda externa.
Direito tributário
- Controle de tributos
A empresa tem controle sobre tributos recolhidos, são eles: ICMS, ISS, PIS e CONFINS.
Também temos o planejamento tributário, onde sua finalidade é:
Evitar a incidência do fato gerador do tributo – Exemplo: Substituir a maior parte do valor do pró-labore dos sócios de uma empresa, por distribuição de lucros, pois a partir de janeiro/1996 eles não sofrem incidência do IR nem na fonte nem na declaração. Dessa forma, evita-se a incidência do INSS (20%) e do IR na Fonte (27,5%) sobre o valor retirado como lucros em substituição do pró-labore.
Reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo – Exemplo: ao preencher sua Declaração de Renda, você pode optar por deduzir até 20% da renda tributável como desconto padrão (com limite anual fixado) ou efetuar as deduções de dependentes, despesas médicas, plano de previdência privada, etc. Você certamente escolherá o maior valor, que lhe permitirá uma maior dedução da base de cálculo, para gerar um menor Imposto de Renda a pagar (ou um maior valor a restituir).
...