Breve Histórico das Urnas Eletrônicas no Brasil
Por: TalliniM • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Breve Histórico das urnas eletrônicas no Brasil
Tudo começou em 1985 e se finalizou em 1986 na gestão do ministro do TSE Néri da Silveira, quando o Brasil contava com cerca de 70 milhões de eleitores. Em 1994, sob a presidência do ministro Sepúlveda Pertence , o TSE realizou pela primeira vez o processamento eletrônico em recursos computacionais. Mas apenas em 1995, aconteceu a grande “revolução” que foi o Voto eletrônico, que foi criada com o intuito de acabar com a fraude no processo eleitoral; Tirando qualquer tipo de mão humana na apuração dos votos.
Podemos dizer, que o sucesso da urna eletrônica se deve a primeira comissão, pois eles entendiam bem sobre Justiça Eleitoral. Giuseppe Janino, atual secretario da tecnologia da informação do TSE, lembra que antes de 1996 testes foram realizados em personal computer (PC), mas acabaram entendendo que o computador não seria um mecanismo seguro o suficiente para ser adotado no âmbito que se propunha. O objetivo deles era basear um equipamento em um computador, só que algo mais fácil onde todos os eleitores pudessem ter facilidade ao votar, inclusive pessoas com deficiência e analfabetos. Assim, foi criado um grupo técnico para colocar essas ideias em pratica, e desenvolver o projeto básico da urna eletrônica.
Em 1996 foi o primeiro ano de voto em urnas eletrônicas, totalizando 70 mil urnas eletrônicas distribuídas entre 57 cidades, com mais de 200 mil eleitores. Cinco anos depois as urnas eletrônicas estavam sendo distribuídas entre vários cantos país.
Desde então, a Justiça Eleitoral vem ampliando o parque de urnas eletrônicas para atender o crescimento do eleitorado brasileiro.
...