CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA PLANTA DE RESINAS
Por: valmirdiel • 5/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Valmir Diel
Pesquisa CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA PLANTA DE RESINAS
Pré-projeto apresentado para avaliação na disciplina Projeto Integrador I da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.
Orientador: Ítalo Ogliari
Canoas
Mês/0000
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Tema (ou problema)...
1.2 Delimitação do tema...............................................................................
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
3.2 Objetivos sspecíficos
4 METODOLOGIA
5 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
1.1 Tema (ou problema)
PROJETO: Aumento da eficiência operacional dos processos produtivos 1.2 Delimitação tema
Sabemos hoje que As empresas, ao buscarem melhores condições de competitividade, eliminam os desperdícios o que resulta na sustentabilidade das mesmas no cenário atual. E buscam de diversas formas redução de custo. Visando a melhoria contínua dos processos produtivos, e assim aumentar sua capacidade de produção, umas das ferramentas muito utilizadas é a ferramenta GPT (gestão do posto de trabalho e esse é o estudo que esse projeto propõe, “implementar metodologia da Gestão dos Postos de Trabalho”), nos reatores de produção de resinas para eliminar paradas e assim aumentar sua capacidade de produção.
2 JUSTIFICATIVA
__
Não é novidade A competitividade acirrada do mercado globalizado e a dificuldade para se manter neste, exige que as empresas dos mais diversos segmentos invistam cada vez mais no processo produtivo, bem como no produto, como intuito de melhorar o processo e de reduzir os custos, as organizações necessitam de ferramentas que lhes permitam aperfeiçoar seus processos continuamente, principalmente na manufatura.
Nesta metodologia, será abordada a Gestão do Posto de Trabalho, Este tipo de gestão utiliza o IROG como um medidor essencial, para que seja.
Possível à melhora da gestão dos postos de trabalho críticos e não críticos, A abordagem referente à Gestão do Posto de Trabalho visa à otimização dos recursos de uma organização (equipamentos, pessoas e instalações), com vistas a melhorar a capacidade e a flexibilidade da produção, sem, muitas vezes, investimentos extras (KLIPPEL e outros 2004). De um prisma econômico, a ideia de utilização do método da GPT é a busca contínua pela melhor utilização dos equipamentos. Na Abordagem GPT, utiliza- se o IROG (Índice do Rendimento Operacional Global), para analisar as situações que provocam paralisações de máquina, permitindo também, analisar outros aspectos como ferramental utilizado, instruções de trabalho e ergonomia. Na metodologia do STP as melhorias no Posto de Trabalho devem ser executadas a partir das operações que restringem a operação do sistema de produção, ou seja, nos gargalos produtivos Com a necessidade de conhecer e controlar a capacidade operacional, e propor melhorias e reduzir os custos, como essa metodologia poderá atingir esses objetivos e ajudar a empresa a se manter e aumentar sua competitividade no mercado. Com a implantação do trabalho pretendo ter um método de informações que apontam de forma clara e objetiva as maiores oportunidades de melhoria, além de suprir as áreas de Engenharia Industrial e PCP com dados para o cálculo da capacidade produtiva real. Outro resultado esperado refere-se ao envolvimento dos operadores, que visualizaram no método proposto uma oportunidade de demonstrar a condição de trabalho real dos equipamentos, Hansen (2006) ressalta que um dos diferenciais das empresas de sucesso é a capacidade de trabalharem em equipe, por um objetivo comum, estabelecendo uma relação ganha, entre as áreas da organização. Essas, segundo o mesmo autor, são as empresas capazes de equilibrar produção e capacidade produtiva, de forma apropriada, trazendo melhores resultados para a empresa, ao mesmo tempo em que possibilitam uma visão global para a mesma. Uma vez identificados os desperdícios, propõe-se a mensuração dos mesmos através do Custeio por Absorção Ideal, visando demonstrar também o desperdício financeiro relacionado a cada recurso. Diante disso, este trabalho pretende responder a seguinte pergunta: com a utilização das metodologias da gestão do posto de trabalho é possível obter melhores resultados e eliminar paradas que não agregam valor no processo de produção de uma organização.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Melhorar a eficiência operacional utilizando a abordagem da
Gestão dos Postos de Trabalho (GPT).
3.2 Objetivos específicos
1) Aumentar a capacidade operacional e a flexibilidade de
Produção, sem necessitar de investimentos em ativos.
2) Adotar equipe de conhecimentos necessário para entender umas das ferramentas de gestão da produção.
...