COMO DESENVOLVER A INTELIGENCIA EMOCIONAL E SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE EXCELENCIA
Por: anad2009 • 29/9/2022 • Trabalho acadêmico • 5.002 Palavras (21 Páginas) • 124 Visualizações
ESPG - ESCOLA SUPERIOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
ANA PAULA OLIVEIRA SANTOS
"COMO DESENVOLVER A INTELIGENCIA EMOCIONAL E SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE EXCELENCIA"
São Paulo
2022
ESPG - ESCOLA SUPERIOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
ANA PAULA OLIVEIRA SANTOS
Matrícula.:90202081434
"COMO DESENVOLVER A INTELIGENCIA EMOCIONAL E SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE EXCELENCIA"
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a (ESPG - ESCOLA SUPERIOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO) como requisito para aprovação no curso de Pós-Graduação MBA em Secretariado Executivo.
São Paulo
2022
ESPG - ESCOLA SUPERIOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
Nome: Ana Paula Oliveira Santos
Matrícula.: 90202081434
"COMO DESENVOLVER A INTELIGENCIA EMOCIONAL E SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE EXCELENCIA"
Artigo apresentado a (ESPG - ESCOLA SUPERIOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO) como requisito para a aprovação no curso de Pós - Graduação MBA em Secretariado Executivo
Nota: ______ Data: __/__/____
_________________________________
Prof. ____________________
"COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE EXCELÊNCIA"
Ana Paula Oliveira Santos
Resumo
As deficiências emocionais encontradas no ambiente de trabalho, contribuem significativamente para os resultados das equipes, efeitos destrutivos causados por problemas de relacionamento podem ser constatados através do decréscimo no nível de produtividade, no aumento das perdas de prazo, em erros e acidentes, e no êxodo de funcionários para locais em que se sintam melhor, constatamos a importância do desenvolvimento de programas educacionais e de treinamentos capazes de desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores, líderes e gestores, para que possam atingir a excelência profissional promovendo qualidade de vida e conquista de melhores resultados. Por meio de bibliografias que nos orientam sobre ferramentas eficazes de SEL "aprendizado social e emocional", e exemplos de projetos bem sucedidos em varias partes do mundo, buscamos destacar a importância da Inteligência emocional para que os profissionais conquistem a excelência.
Palavras-Chave: Inteligência Emocional. Códigos de QE. Treinamento Emocional. Aprendizagem Sócio Emocional
Introdução
O presente artigo apresenta uma pesquisa de abordagem bibliográfica do tipo explicativa, a pesquisa buscou destacar a importância do desenvolvimento de determinados comportamentos, para formação de profissionais em diversas áreas, especialmente na formação de líderes e gestores.
Diante da temática pesquisada o problema de pesquisa apresenta a seguinte indagação: Como desenvolver a inteligência emocional para alcançar excelência profissional?
Com a crescente competição motivada pela globalização dos mercados, a rapidez com que a informação é veiculada, e a evolução tecnológica, vivemos em um mundo em constante transformação, não apenas temos de ser instruídos, como também precisamos desenvolver a nossa mente, nos reeducar e reinventar a nós mesmos, aprimorar e investir no desenvolvimento da nossa competência para evoluirmos constantemente e servos capazes de acompanhar a evolução do mercado.
A pesquisa foi realizada por meio de bibliografias que nos orientam sobre ferramentas capazes de promover o desenvolvimento profissional através do treinamento e aprendizagem emocional.
1. O que é inteligência emocional
Na contratação de gestores, as empresas tem requisitado, além de alta capacidade técnica, algumas competências comportamentais, essenciais ao desenvolvimento da função. Antes a capacidade técnica e o nível de escolaridade como critério de excelência na vida profissional era inquestionável; discutia-se se o QI (quoeficiente de inteligência) era genético ou se era alcançado pela experiência. Hoje sabemos que as competências comportamentais são tão necessárias quanto o conhecimento técnico, e que tais comportamentos podem ser adquiridos através de treinamento.
Nos níveis mais altos, os modelos de competência para liderança consistem geralmente em algo em torno de 80% a 100% de habilidades do tipo QE. Nas palavras do diretor de pesquisa de uma empresa de seleção de executivos,"os CEOs são contratados por seu intelecto e habilidade empresarial - e são despedidos por falta de inteligência emocional". (GOLEMAN, 2012, p.14)
JOHN MAYER e PETER SALOVEY (1990) apud GOLEMAN (2012), apresentaram a primeira formulação de um conceito de "inteligência emocional", entendendo que se pode raciocinar em cima de informações emocionais, pois trata-se de uma função cognitiva. O assunto passou a interessar profissionais de diversas áreas, e vários autores realizaram contribuições sobre o tema.
Diversos programas de "aprendizado social e emocional" ou SEL (social and emotional learning), foram criados ao redor do mundo, com abordagens diversas, como melhoria do ambiente escolar, treinamento de funcionários, programas de educação do caráter, melhoria do relacionamento interpessoal, desempenho acadêmico, prevenção da violência, uso de drogas, disciplina, melhoria do ambiente e outros. De acordo com Goleman:
[....] o desenvolvimento desses programas também gerou grande impacto no mundo dos negócios, principalmente na liderança e desenvolvimento de funcionários (uma forma de educação para adultos). A Harvard Bussines Review, declarou que a inteligência emocional é uma idéia inovadora, capaz de destruir paradigmas, uma das idéias mais influentes da década. (GOLEMAN, 2012, p.11)
...