Cadeia de Suprementos e Produção
Por: portfreak • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1]
INTRODUÇÃO
A organização é uma atividade básica da administração, serve para agrupar e estruturar todos os recursos seja humanos ou não-humanos – para atingir os objetivos predeterminados. Sabendo-se que uma empresa precisa estar sempre buscando inovações, estar atualizada, acompanhando as mudanças do mundo. Na era da informação, a organização precisa ser continuamente redesenhada para manter ou aumentar sua competitividade em relação às demais empresas que disputam o mercado.
Tendo como referência o Artigo: A caixa que encolheu a terra. Será feito um diagnóstico das estratégias e ações que levaram a busca por alternativas que tragam soluções para movimentação de materiais e produtos.
Portanto analisar e buscar soluções práticas e eficazes é função que pode garantir o sucesso de uma empresa no mercado.
DESENVOLVIMENTO
QUESTÃO 1 –
_Porque embora muitas esquecidas, a fase de entrega do produto ao cliente, pode inviabilizar os negócios da Empresa?
Por que não basta pensarmos na venda, é preciso que se analise a forma como esse produto chegara até o cliente.
Processo que requer cuidado e planejamento, tomando como exemplo uma empresa que atua na área de fitossanitários(insumos agrícolas); muitas vezes o cliente pede para que o produto comprado seja entregue na sua propriedade que fica em local de difícil acesso, longa distância a ser percorrida e requer o entregador da própria empresa. Existem pontos a serem considerados como: distancia, tamanho da carga e valor da mercadoria, ou seja, se o valor da mercadoria for pequeno ou este proporcionar uma baixa margem de lucro e seu volume ou peso for grande aliado a uma distancia excessiva o lucro e muitas vezes um pouco mais ira para cobrir o custo com frete, ficando inviável para a empresa, buscar uma forma de atender esse cliente sem ter prejuízos é uma constante para gestores não só nessa área mas nas mais diversas.
Podemos dizer então que o processo de entrega de mercadoria pode ter um impacto negativo se não for organizado diluindo o custo desta operação, evitando assim ter de repassar estes custos a seus clientes.
Sabemos que para que uma empresa consiga se fixar no mercado e conquistar a fidelidade do cliente não basta vender precisa trabalhar para que ambas as partes estejam satisfeitas, o cliente satisfeito com o produto adquirido se sentindo valorizado pela empresa e acima de tudo respeitado em seus direitos, por outro lado a empresa precisa não só de clientes novos, mas principalmente desse cliente que esteja satisfeito ajudando assim no marketing mais popular se pode ter o “boca a boca”.
Portanto a fase de entrega do produto ao Cliente pode inviabilizar os negócios da Empresa, cabe a seus gestores a analise cuidadosa e a busca por soluções que levem a bons negócios pensando sempre em manter qualidade e bom preço, pois a concorrência é acirrada.
QUESTÃO 2 –
_Afirmamos que “Estoque é dinheiro”. Por quê?
Devemos sempre considerar estoque como dinheiro, pois ele impacta no fluxo de caixa da empresa. Se a compra for maior do que a venda fazendo com que esse estoque fique por um longo período armazenado acarreta custos com espaço físico e de pessoal que deverá estar disponibilizado para manter esta mercadoria em ordem e em condições adequadas. O acondicionamento inadequado e o manuseio e distribuição de forma incorreta são prejuízos que podem ser vistos como perda de matéria-prima, produtos em processo, produtos acabados e por fim produtos em distribuição.
Seguir normas e procedimentos de manuseio, armazenamento e preservação é primordial para que se tenha um melhor resultado e assim a empresa possa ter seu objetivo principal o Lucro.
Sendo assim ter sempre profissionais nesse setor que possam disponibilizar de uma capacitação especifica gera melhoria de resultados evitando gastos e desperdícios. Estoque é Dinheiro sim e cuidar desse setor é muito importante buscando o equilíbrio e o crescimento.
QUESTÃO 3 –
_O Brasil é um País de dimensões continentais. Extremamente grandes e longas distâncias são percorridas para o escoamento das produções, seja para comercialização interna ou externa. Eventualmente acompanhamos nos noticiários greves de transportes ou de pessoal envolvido com o escoamento (alfândegas) e alguns outros. Quais são as naturezas que devem ser consideradas para a definição da modalidade a ser utilizada para o escoamento das produções? Indique a alternativa correta e justifique;
...